Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004 |
Resumo: | Este artigo sintetiza os principais resultados de uma pesquisa realizada em 2001 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros. Os dados foram recolhidos em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos, à qual foram aplicados um teste de leitura e um questionário visando a levantar informações sobre background educacional, usos da linguagem escrita em diferentes contextos, além do julgamento das pessoas sobre suas capacidades e disposições quanto à leitura e à escrita. Depois de discutida a relevância de uma pesquisa dessa natureza, assim como os problemas teórico-metodológicos nela envolvidos, descrevem-se os níveis de alfabetismo que foram verificados por meio do teste e algumas práticas de letramento a que correspondem. Em seguida, analisam-se correlações entre os níveis de alfabetismo e algumas variáveis intervenientes, entre as quais se destaca o grau de escolaridade. |
id |
CEDES-1_e6e3b81de9e0fcf627212bbb1b2a4977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302002008100004 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcionalLetramentoAnalfabetismoAvaliaçãoEste artigo sintetiza os principais resultados de uma pesquisa realizada em 2001 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros. Os dados foram recolhidos em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos, à qual foram aplicados um teste de leitura e um questionário visando a levantar informações sobre background educacional, usos da linguagem escrita em diferentes contextos, além do julgamento das pessoas sobre suas capacidades e disposições quanto à leitura e à escrita. Depois de discutida a relevância de uma pesquisa dessa natureza, assim como os problemas teórico-metodológicos nela envolvidos, descrevem-se os níveis de alfabetismo que foram verificados por meio do teste e algumas práticas de letramento a que correspondem. Em seguida, analisam-se correlações entre os níveis de alfabetismo e algumas variáveis intervenientes, entre as quais se destaca o grau de escolaridade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004Educação & Sociedade v.23 n.81 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002008100004info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Vera MasagãoVóvio,Claudia LemosMoura,Mayra Patríciapor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002008100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-11-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional |
title |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional |
spellingShingle |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional Ribeiro,Vera Masagão Letramento Analfabetismo Avaliação |
title_short |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional |
title_full |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional |
title_fullStr |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional |
title_full_unstemmed |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional |
title_sort |
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional |
author |
Ribeiro,Vera Masagão |
author_facet |
Ribeiro,Vera Masagão Vóvio,Claudia Lemos Moura,Mayra Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Vóvio,Claudia Lemos Moura,Mayra Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Vera Masagão Vóvio,Claudia Lemos Moura,Mayra Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Analfabetismo Avaliação |
topic |
Letramento Analfabetismo Avaliação |
description |
Este artigo sintetiza os principais resultados de uma pesquisa realizada em 2001 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros. Os dados foram recolhidos em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos, à qual foram aplicados um teste de leitura e um questionário visando a levantar informações sobre background educacional, usos da linguagem escrita em diferentes contextos, além do julgamento das pessoas sobre suas capacidades e disposições quanto à leitura e à escrita. Depois de discutida a relevância de uma pesquisa dessa natureza, assim como os problemas teórico-metodológicos nela envolvidos, descrevem-se os níveis de alfabetismo que foram verificados por meio do teste e algumas práticas de letramento a que correspondem. Em seguida, analisam-se correlações entre os níveis de alfabetismo e algumas variáveis intervenientes, entre as quais se destaca o grau de escolaridade. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302002008100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.23 n.81 2002 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553090113536 |