RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão,Alexandro Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401004
Resumo: RESUMO: Partindo de uma perspectiva combinada entre a sociologia da cultura e a história cultural, para enfatizar a experiência inglesa da educação de adultos contada a partir da história particular de Raymond Williams e de duas instituições, Universidade de Oxford e Workers’ Educational Association, este artigo discutirá como um saber pedagógico foi produzido a partir da relação entre um tutor e seus estudantes adultos no contexto do pós-guerra. Para isso, o texto se organizará em dois momentos: primeiro, apresentará uma explanação geral sobre a educação de adultos como um projeto político, intelectual e voluntário atrelado à defesa da democracia na Inglaterra; segundo, discutirá como Raymond Williams participou desse processo, oferecendo significativas contribuições teórico-práticas para o debate da educação democrática daquele momento.
id CEDES-1_e858a4463b1a4595fee7dcd87937d6a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302018000401004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICARaymond WilliamsEducação de adultosEducação democráticaRESUMO: Partindo de uma perspectiva combinada entre a sociologia da cultura e a história cultural, para enfatizar a experiência inglesa da educação de adultos contada a partir da história particular de Raymond Williams e de duas instituições, Universidade de Oxford e Workers’ Educational Association, este artigo discutirá como um saber pedagógico foi produzido a partir da relação entre um tutor e seus estudantes adultos no contexto do pós-guerra. Para isso, o texto se organizará em dois momentos: primeiro, apresentará uma explanação geral sobre a educação de adultos como um projeto político, intelectual e voluntário atrelado à defesa da democracia na Inglaterra; segundo, discutirá como Raymond Williams participou desse processo, oferecendo significativas contribuições teórico-práticas para o debate da educação democrática daquele momento.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401004Educação & Sociedade v.39 n.145 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302018191487info:eu-repo/semantics/openAccessPaixão,Alexandro Henriquepor2019-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000401004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-01-23T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
spellingShingle RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
Paixão,Alexandro Henrique
Raymond Williams
Educação de adultos
Educação democrática
title_short RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_full RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_fullStr RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_full_unstemmed RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_sort RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
author Paixão,Alexandro Henrique
author_facet Paixão,Alexandro Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão,Alexandro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Raymond Williams
Educação de adultos
Educação democrática
topic Raymond Williams
Educação de adultos
Educação democrática
description RESUMO: Partindo de uma perspectiva combinada entre a sociologia da cultura e a história cultural, para enfatizar a experiência inglesa da educação de adultos contada a partir da história particular de Raymond Williams e de duas instituições, Universidade de Oxford e Workers’ Educational Association, este artigo discutirá como um saber pedagógico foi produzido a partir da relação entre um tutor e seus estudantes adultos no contexto do pós-guerra. Para isso, o texto se organizará em dois momentos: primeiro, apresentará uma explanação geral sobre a educação de adultos como um projeto político, intelectual e voluntário atrelado à defesa da democracia na Inglaterra; segundo, discutirá como Raymond Williams participou desse processo, oferecendo significativas contribuições teórico-práticas para o debate da educação democrática daquele momento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302018191487
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.39 n.145 2018
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122556696166400