Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,José Licínio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200006
Resumo: O artigo sustenta que raça e classe estão articuladas no contexto brasileiro, produzindo efeitos na identidade afrodescendente. Especificamente, neste texto estão em jogo os efeitos que o acesso à universidade tem para os afrodescendentes na construção de sua identidade cultural. Considera os universitários beneficiados pelo projeto Negraeva, iniciado em 2002, projeto de apoio para a manutenção de afrodescendentes nas universidades, desenvolvido pela Comunidade Negraeva, localizada em Campo Grande (MS). Para compreender os efeitos que o acesso à universidade tem na construção de sua identidade cultural, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas com estes sujeitos. Perceberam-se vários efeitos, destacando-se que os afrodescendentes passam a ter mais força para reivindicar direitos, questionar atitudes discriminatórias, desconstruir o mito da democracia racial, construindo uma identidade cultural/racial/étnica de forma a se verem e serem vistos pelos outros como uma identidade legítima, que não pode ser usada para justificar a dominação e a exploração econômica como se fez e se faz no Brasil desde os tempos da colonização.
id CEDES-1_f70bdb987ef7492b963fde430535ea36
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000200006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendenteIdentidadeDiferençaAfrodescendenteCulturaO artigo sustenta que raça e classe estão articuladas no contexto brasileiro, produzindo efeitos na identidade afrodescendente. Especificamente, neste texto estão em jogo os efeitos que o acesso à universidade tem para os afrodescendentes na construção de sua identidade cultural. Considera os universitários beneficiados pelo projeto Negraeva, iniciado em 2002, projeto de apoio para a manutenção de afrodescendentes nas universidades, desenvolvido pela Comunidade Negraeva, localizada em Campo Grande (MS). Para compreender os efeitos que o acesso à universidade tem na construção de sua identidade cultural, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas com estes sujeitos. Perceberam-se vários efeitos, destacando-se que os afrodescendentes passam a ter mais força para reivindicar direitos, questionar atitudes discriminatórias, desconstruir o mito da democracia racial, construindo uma identidade cultural/racial/étnica de forma a se verem e serem vistos pelos outros como uma identidade legítima, que não pode ser usada para justificar a dominação e a exploração econômica como se fez e se faz no Brasil desde os tempos da colonização.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200006Educação & Sociedade v.27 n.95 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000200006info:eu-repo/semantics/openAccessBackes,José Licíniopor2006-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000200006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-09-20T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
title Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
spellingShingle Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
Backes,José Licínio
Identidade
Diferença
Afrodescendente
Cultura
title_short Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
title_full Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
title_fullStr Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
title_full_unstemmed Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
title_sort Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente
author Backes,José Licínio
author_facet Backes,José Licínio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes,José Licínio
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Diferença
Afrodescendente
Cultura
topic Identidade
Diferença
Afrodescendente
Cultura
description O artigo sustenta que raça e classe estão articuladas no contexto brasileiro, produzindo efeitos na identidade afrodescendente. Especificamente, neste texto estão em jogo os efeitos que o acesso à universidade tem para os afrodescendentes na construção de sua identidade cultural. Considera os universitários beneficiados pelo projeto Negraeva, iniciado em 2002, projeto de apoio para a manutenção de afrodescendentes nas universidades, desenvolvido pela Comunidade Negraeva, localizada em Campo Grande (MS). Para compreender os efeitos que o acesso à universidade tem na construção de sua identidade cultural, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas com estes sujeitos. Perceberam-se vários efeitos, destacando-se que os afrodescendentes passam a ter mais força para reivindicar direitos, questionar atitudes discriminatórias, desconstruir o mito da democracia racial, construindo uma identidade cultural/racial/étnica de forma a se verem e serem vistos pelos outros como uma identidade legítima, que não pode ser usada para justificar a dominação e a exploração econômica como se fez e se faz no Brasil desde os tempos da colonização.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.95 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553831456768