A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco,Maria Luísa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200008
Resumo: A partir de um estudo conduzido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas a seis educadoras que trabalham ou trabalharam em escolas progressivas na cidade de Nova Iorque, exploraremos neste texto algumas das propostas que fazem da educação progressiva uma alternativa credível para a implementação de uma educação democrática, em oposição ao atual quadro neoliberal vigente nos Estados Unidos da América. Com base no tratamento das entrevistas feita com recurso a uma análise temática, é possível concluir que a educação progressiva se baseia na organização de uma aprendizagem integral que tem em conta a realidade dos alunos e que fortalece a partilha de conhecimentos e responsabilidades, favorecendo a aquisição de uma visão crítica e da capacidade de intervir no meio envolvente.
id CEDES-1_f839e7fe93381825b12f9c36d46b795a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000200008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadoresEducação progressivaEducação democráticaJustiça socialPrestação de contasA partir de um estudo conduzido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas a seis educadoras que trabalham ou trabalharam em escolas progressivas na cidade de Nova Iorque, exploraremos neste texto algumas das propostas que fazem da educação progressiva uma alternativa credível para a implementação de uma educação democrática, em oposição ao atual quadro neoliberal vigente nos Estados Unidos da América. Com base no tratamento das entrevistas feita com recurso a uma análise temática, é possível concluir que a educação progressiva se baseia na organização de uma aprendizagem integral que tem em conta a realidade dos alunos e que fortalece a partilha de conhecimentos e responsabilidades, favorecendo a aquisição de uma visão crítica e da capacidade de intervir no meio envolvente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200008Educação & Sociedade v.35 n.127 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000200008info:eu-repo/semantics/openAccessBranco,Maria Luísapor2014-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000200008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-07-29T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
title A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
spellingShingle A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
Branco,Maria Luísa
Educação progressiva
Educação democrática
Justiça social
Prestação de contas
title_short A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
title_full A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
title_fullStr A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
title_full_unstemmed A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
title_sort A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
author Branco,Maria Luísa
author_facet Branco,Maria Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco,Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação progressiva
Educação democrática
Justiça social
Prestação de contas
topic Educação progressiva
Educação democrática
Justiça social
Prestação de contas
description A partir de um estudo conduzido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas a seis educadoras que trabalham ou trabalharam em escolas progressivas na cidade de Nova Iorque, exploraremos neste texto algumas das propostas que fazem da educação progressiva uma alternativa credível para a implementação de uma educação democrática, em oposição ao atual quadro neoliberal vigente nos Estados Unidos da América. Com base no tratamento das entrevistas feita com recurso a uma análise temática, é possível concluir que a educação progressiva se baseia na organização de uma aprendizagem integral que tem em conta a realidade dos alunos e que fortalece a partilha de conhecimentos e responsabilidades, favorecendo a aquisição de uma visão crítica e da capacidade de intervir no meio envolvente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302014000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.127 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555606695936