Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100139 |
Resumo: | Um debate duradouro lançado por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron em The Inheritors: French Students and Their Relation to Culture (1964) é se as forças que mantém a hierarquia social e sua concomitante distribuição de vantagens e desvantagens podem ser quebradas de forma genuína, significativa e duradoura. Por meio do caso do Estado de Kerala na Índia, o presente artigo considera o papel das forças históricas na mediação do impacto de uma política de ação afirmativa na educação superior a nível nacional. Devido a uma combinação de fatores, incluindo seu legado de matrilinidade e a experiência com o comunismo, Kerala expandiu, de maneira bem-sucedida, o acesso à educação superior para alunos de castas baixas, incluindo mulheres, em uma proporção que ainda não foi concretizada no restante da Índia. |
id |
CEDES-1_fc30cb64a6c8c3c085384738f738f340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302015000100139 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na ÍndiaAção afirmativaÍndiaCastaMobilidade social.Um debate duradouro lançado por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron em The Inheritors: French Students and Their Relation to Culture (1964) é se as forças que mantém a hierarquia social e sua concomitante distribuição de vantagens e desvantagens podem ser quebradas de forma genuína, significativa e duradoura. Por meio do caso do Estado de Kerala na Índia, o presente artigo considera o papel das forças históricas na mediação do impacto de uma política de ação afirmativa na educação superior a nível nacional. Devido a uma combinação de fatores, incluindo seu legado de matrilinidade e a experiência com o comunismo, Kerala expandiu, de maneira bem-sucedida, o acesso à educação superior para alunos de castas baixas, incluindo mulheres, em uma proporção que ainda não foi concretizada no restante da Índia.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100139Educação & Sociedade v.36 n.130 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015139909info:eu-repo/semantics/openAccessPazich,Loni Bordoloipor2015-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000100139Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-07-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia |
title |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia |
spellingShingle |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia Pazich,Loni Bordoloi Ação afirmativa Índia Casta Mobilidade social. |
title_short |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia |
title_full |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia |
title_fullStr |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia |
title_full_unstemmed |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia |
title_sort |
Ação afirmativa na educação superior: o caso de Kerala na Índia |
author |
Pazich,Loni Bordoloi |
author_facet |
Pazich,Loni Bordoloi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pazich,Loni Bordoloi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação afirmativa Índia Casta Mobilidade social. |
topic |
Ação afirmativa Índia Casta Mobilidade social. |
description |
Um debate duradouro lançado por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron em The Inheritors: French Students and Their Relation to Culture (1964) é se as forças que mantém a hierarquia social e sua concomitante distribuição de vantagens e desvantagens podem ser quebradas de forma genuína, significativa e duradoura. Por meio do caso do Estado de Kerala na Índia, o presente artigo considera o papel das forças históricas na mediação do impacto de uma política de ação afirmativa na educação superior a nível nacional. Devido a uma combinação de fatores, incluindo seu legado de matrilinidade e a experiência com o comunismo, Kerala expandiu, de maneira bem-sucedida, o acesso à educação superior para alunos de castas baixas, incluindo mulheres, em uma proporção que ainda não foi concretizada no restante da Índia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100139 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/ES0101-73302015139909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.36 n.130 2015 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555894005760 |