Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenoir,Yves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400011
Resumo: O presente artigo trata das relações entre pesquisa, prática e formação de professores. Após recapitular as críticas sofridas pela pesquisa em educação, o texto sublinha a especificidade da pesquisa científica, suas características, seus componentes estruturais e suas funções como processo de objetivação cognitiva. A distinção entre métodos e metodologia é abordada em seguida, colocando em evidência a necessidade de recorrer aos métodos mistos para analisar as práticas docentes e para considerar o processo científico a partir de uma estruturação quadripolar. Finalmente, as relações entre pesquisa e prática são consideradas em razão da formação docente.
id CEDES-1_fe8d0ffe29d758d0f5f802b90af9aea6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000400011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensinoPesquisaPráticaFormação docenteProcesso de objetivação científicaO presente artigo trata das relações entre pesquisa, prática e formação de professores. Após recapitular as críticas sofridas pela pesquisa em educação, o texto sublinha a especificidade da pesquisa científica, suas características, seus componentes estruturais e suas funções como processo de objetivação cognitiva. A distinção entre métodos e metodologia é abordada em seguida, colocando em evidência a necessidade de recorrer aos métodos mistos para analisar as práticas docentes e para considerar o processo científico a partir de uma estruturação quadripolar. Finalmente, as relações entre pesquisa e prática são consideradas em razão da formação docente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400011Educação & Sociedade v.27 n.97 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000400011info:eu-repo/semantics/openAccessLenoir,Yvespor2007-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000400011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-03-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
title Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
spellingShingle Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
Lenoir,Yves
Pesquisa
Prática
Formação docente
Processo de objetivação científica
title_short Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
title_full Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
title_fullStr Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
title_full_unstemmed Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
title_sort Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino
author Lenoir,Yves
author_facet Lenoir,Yves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenoir,Yves
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Prática
Formação docente
Processo de objetivação científica
topic Pesquisa
Prática
Formação docente
Processo de objetivação científica
description O presente artigo trata das relações entre pesquisa, prática e formação de professores. Após recapitular as críticas sofridas pela pesquisa em educação, o texto sublinha a especificidade da pesquisa científica, suas características, seus componentes estruturais e suas funções como processo de objetivação cognitiva. A distinção entre métodos e metodologia é abordada em seguida, colocando em evidência a necessidade de recorrer aos métodos mistos para analisar as práticas docentes e para considerar o processo científico a partir de uma estruturação quadripolar. Finalmente, as relações entre pesquisa e prática são consideradas em razão da formação docente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.97 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554110377984