DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire,José Ribamar Bessa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Ana Paula da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000300297
Resumo: RESUMO: O presente artigo aborda a produção diferenciada de materiais didáticos e propostas museológicas concebidas a partir de diferentes ações do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROÍNDIO-UERJ) em 26 anos de existência, propondo estimular e difundir a sensibilidade e o conhecimento acerca dos indígenas, contribuindo, assim, para a formação, não apenas, de professores e educadores da educação infantil à pós-graduação. A análise inicialmente focaliza três experiências de editoração de livros, posteriormente recupera alguns exemplos de mostras expográficas que abordaram a temática dos povos indígenas no Rio de Janeiro e, por último, tece algumas reflexões sobre o público e suas interações. Trata-se de uma reflexão, ainda que parcial, da contribuição do PROÍNDIO na implementação da Lei nº 11.645.
id CEDES-2_0562cdd63ee9655c3efefbd0c59547c7
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622019000300297
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLORFormação de professores indígenas no Rio de JaneiroInterculturalidadeLei nº 11.645/08Material didáticoRESUMO: O presente artigo aborda a produção diferenciada de materiais didáticos e propostas museológicas concebidas a partir de diferentes ações do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROÍNDIO-UERJ) em 26 anos de existência, propondo estimular e difundir a sensibilidade e o conhecimento acerca dos indígenas, contribuindo, assim, para a formação, não apenas, de professores e educadores da educação infantil à pós-graduação. A análise inicialmente focaliza três experiências de editoração de livros, posteriormente recupera alguns exemplos de mostras expográficas que abordaram a temática dos povos indígenas no Rio de Janeiro e, por último, tece algumas reflexões sobre o público e suas interações. Trata-se de uma reflexão, ainda que parcial, da contribuição do PROÍNDIO na implementação da Lei nº 11.645.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000300297Cadernos CEDES v.39 n.109 2019reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622019217159info:eu-repo/semantics/openAccessFreire,José Ribamar BessaSilva,Ana Paula dapor2019-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622019000300297Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2019-12-06T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
title DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
spellingShingle DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
Freire,José Ribamar Bessa
Formação de professores indígenas no Rio de Janeiro
Interculturalidade
Lei nº 11.645/08
Material didático
title_short DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
title_full DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
title_fullStr DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
title_full_unstemmed DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
title_sort DEZ ANOS DEPOIS: O VOO DO PASSARINHO, A SABEDORIA DO BEIJA-FLOR
author Freire,José Ribamar Bessa
author_facet Freire,José Ribamar Bessa
Silva,Ana Paula da
author_role author
author2 Silva,Ana Paula da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire,José Ribamar Bessa
Silva,Ana Paula da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores indígenas no Rio de Janeiro
Interculturalidade
Lei nº 11.645/08
Material didático
topic Formação de professores indígenas no Rio de Janeiro
Interculturalidade
Lei nº 11.645/08
Material didático
description RESUMO: O presente artigo aborda a produção diferenciada de materiais didáticos e propostas museológicas concebidas a partir de diferentes ações do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROÍNDIO-UERJ) em 26 anos de existência, propondo estimular e difundir a sensibilidade e o conhecimento acerca dos indígenas, contribuindo, assim, para a formação, não apenas, de professores e educadores da educação infantil à pós-graduação. A análise inicialmente focaliza três experiências de editoração de livros, posteriormente recupera alguns exemplos de mostras expográficas que abordaram a temática dos povos indígenas no Rio de Janeiro e, por último, tece algumas reflexões sobre o público e suas interações. Trata-se de uma reflexão, ainda que parcial, da contribuição do PROÍNDIO na implementação da Lei nº 11.645.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000300297
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000300297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc0101-32622019217159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.39 n.109 2019
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606235090944