O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300495 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta ângulos do debate sobre a valorização docente. Retraça sentidos que foram se fixando nas políticas educacionais estabelecidas nos últimos 40 anos no contexto da luta em favor da democracia. Destaque é dado aos sentidos de valorização da docência defendidos em propostas da sociedade política e da sociedade civil, com ênfase naquelas incorporadas na legislação nacional. A análise é realizada em interlocução com interpretações do debate acadêmico, principalmente, sobre a vinculação entre valorização do magistério, formação docente e qualidade da educação. |
id |
CEDES-2_0ce04a46489d8a71ec0ce4b705eb08b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622015000300495 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacionalValorização docenteFormação docentePolíticas educacionaisQualidade da educaçãoPNEResumo: Este artigo apresenta ângulos do debate sobre a valorização docente. Retraça sentidos que foram se fixando nas políticas educacionais estabelecidas nos últimos 40 anos no contexto da luta em favor da democracia. Destaque é dado aos sentidos de valorização da docência defendidos em propostas da sociedade política e da sociedade civil, com ênfase naquelas incorporadas na legislação nacional. A análise é realizada em interlocução com interpretações do debate acadêmico, principalmente, sobre a vinculação entre valorização do magistério, formação docente e qualidade da educação.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300495Cadernos CEDES v.35 n.97 2015reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622015150375info:eu-repo/semantics/openAccessWeber,Silkepor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622015000300495Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2016-01-06T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional |
title |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional |
spellingShingle |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional Weber,Silke Valorização docente Formação docente Políticas educacionais Qualidade da educação PNE |
title_short |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional |
title_full |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional |
title_fullStr |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional |
title_full_unstemmed |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional |
title_sort |
O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional |
author |
Weber,Silke |
author_facet |
Weber,Silke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber,Silke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valorização docente Formação docente Políticas educacionais Qualidade da educação PNE |
topic |
Valorização docente Formação docente Políticas educacionais Qualidade da educação PNE |
description |
Resumo: Este artigo apresenta ângulos do debate sobre a valorização docente. Retraça sentidos que foram se fixando nas políticas educacionais estabelecidas nos últimos 40 anos no contexto da luta em favor da democracia. Destaque é dado aos sentidos de valorização da docência defendidos em propostas da sociedade política e da sociedade civil, com ênfase naquelas incorporadas na legislação nacional. A análise é realizada em interlocução com interpretações do debate acadêmico, principalmente, sobre a vinculação entre valorização do magistério, formação docente e qualidade da educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300495 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000300495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/CC0101-32622015150375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.35 n.97 2015 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605878575104 |