A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Maria Sidalina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300385
Resumo: A transição da escola para o mundo do trabalho está marcada por uma crescente complexidade que exige uma aproximação teórico-metodológica capaz de realçar a sua análise em termos de processo. A transição é abordada como um período de socialização e de construção identitária. Esta resulta, em simultâneo, da transação biográfica, que é a construção de uma identidade "para si", contemplando o tempo passado, as experiências vividas do tempo da transição e a projeção do futuro possível; e da transação relacional, através da qual o jovem constrói um posicionamento de si por relação ao outro. Análises biográficas e longitudinais são enfatizadas, pois a transição é um período no qual os jovens (re)escrevem continuamente seus percursos educacionais e profissionais que se entrecruzam na sucessão do tempo. Este artigo propõe os questionários longitudinais para o estudo das trajectórias objectivas e valoriza as entrevistas biográficas para o estudo das trajectórias subjectivas.
id CEDES-2_1d6e03c3251b07052ebcb151b2b9819c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622014000300385
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológicaTransição da escola para o mundo do trabalhoConstrução identitáriaTrajectórias objectivas e subjectivasA transição da escola para o mundo do trabalho está marcada por uma crescente complexidade que exige uma aproximação teórico-metodológica capaz de realçar a sua análise em termos de processo. A transição é abordada como um período de socialização e de construção identitária. Esta resulta, em simultâneo, da transação biográfica, que é a construção de uma identidade "para si", contemplando o tempo passado, as experiências vividas do tempo da transição e a projeção do futuro possível; e da transação relacional, através da qual o jovem constrói um posicionamento de si por relação ao outro. Análises biográficas e longitudinais são enfatizadas, pois a transição é um período no qual os jovens (re)escrevem continuamente seus percursos educacionais e profissionais que se entrecruzam na sucessão do tempo. Este artigo propõe os questionários longitudinais para o estudo das trajectórias objectivas e valoriza as entrevistas biográficas para o estudo das trajectórias subjectivas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300385Cadernos CEDES v.34 n.94 2014reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622014000300007info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Maria Sidalinapor2015-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622014000300385Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2015-02-19T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
title A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
spellingShingle A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
Almeida,Maria Sidalina
Transição da escola para o mundo do trabalho
Construção identitária
Trajectórias objectivas e subjectivas
title_short A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
title_full A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
title_fullStr A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
title_full_unstemmed A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
title_sort A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O MUNDO DO TRABALHO CONSTITUÍDA EM OBJECTO DE ESTUDO: Uma abordagem teórico-metodológica
author Almeida,Maria Sidalina
author_facet Almeida,Maria Sidalina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Maria Sidalina
dc.subject.por.fl_str_mv Transição da escola para o mundo do trabalho
Construção identitária
Trajectórias objectivas e subjectivas
topic Transição da escola para o mundo do trabalho
Construção identitária
Trajectórias objectivas e subjectivas
description A transição da escola para o mundo do trabalho está marcada por uma crescente complexidade que exige uma aproximação teórico-metodológica capaz de realçar a sua análise em termos de processo. A transição é abordada como um período de socialização e de construção identitária. Esta resulta, em simultâneo, da transação biográfica, que é a construção de uma identidade "para si", contemplando o tempo passado, as experiências vividas do tempo da transição e a projeção do futuro possível; e da transação relacional, através da qual o jovem constrói um posicionamento de si por relação ao outro. Análises biográficas e longitudinais são enfatizadas, pois a transição é um período no qual os jovens (re)escrevem continuamente seus percursos educacionais e profissionais que se entrecruzam na sucessão do tempo. Este artigo propõe os questionários longitudinais para o estudo das trajectórias objectivas e valoriza as entrevistas biográficas para o estudo das trajectórias subjectivas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300385
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622014000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.34 n.94 2014
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605859700736