Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Daniele Nunes Henrique
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sirgado,Angel Pino, Tavira,Larissa Vasques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002
Resumo: Discute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.
id CEDES-2_1e82c2df1f4b714f980a6cf2637d3d33
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622012000300002
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentesMemóriaProfessoraIdentidade profissionalEscolaMemorialDiscute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002Cadernos CEDES v.32 n.88 2012reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622012000300002info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Daniele Nunes HenriqueSirgado,Angel PinoTavira,Larissa Vasquespor2012-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622012000300002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2012-12-17T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
title Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
spellingShingle Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
Silva,Daniele Nunes Henrique
Memória
Professora
Identidade profissional
Escola
Memorial
title_short Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
title_full Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
title_fullStr Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
title_full_unstemmed Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
title_sort Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes
author Silva,Daniele Nunes Henrique
author_facet Silva,Daniele Nunes Henrique
Sirgado,Angel Pino
Tavira,Larissa Vasques
author_role author
author2 Sirgado,Angel Pino
Tavira,Larissa Vasques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Daniele Nunes Henrique
Sirgado,Angel Pino
Tavira,Larissa Vasques
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Professora
Identidade profissional
Escola
Memorial
topic Memória
Professora
Identidade profissional
Escola
Memorial
description Discute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622012000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.32 n.88 2012
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605803077633