Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Daniele Nunes Henrique
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002
Resumo: O presente artigo analisa questões pertinentes ao modo de funcionamento lúdico de crianças surdas, na fase inicial de aquisição da língua de sinais, tendo como pressuposto teórico as formulações da corrente histórico-cultural e as contribuições conceituais de M. Bakhtin. A atenção volta-se, especialmente, para os modos de configuração dos personagens (jogo de papéis), evidenciando a forma como os elementos do universo ouvinte são incorporados nas brincadeiras. Num desdobramento, a partir do exame de material videogravado (episódios de faz-de-conta), busca-se refletir criticamente sobre as concepções de inclusão social que tangenciam a experiência do surdo, alertando para o fato de que a criança já demonstra em suas brincadeiras o desejo e a necessidade de pertencimento à sociedade ouvinte majoritária.
id CEDES-2_1fb6da74423d79f640c79c9cc528fd48
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622006000200002
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?SurdezBrincarEducação de surdosCriança surdaInclusão socialO presente artigo analisa questões pertinentes ao modo de funcionamento lúdico de crianças surdas, na fase inicial de aquisição da língua de sinais, tendo como pressuposto teórico as formulações da corrente histórico-cultural e as contribuições conceituais de M. Bakhtin. A atenção volta-se, especialmente, para os modos de configuração dos personagens (jogo de papéis), evidenciando a forma como os elementos do universo ouvinte são incorporados nas brincadeiras. Num desdobramento, a partir do exame de material videogravado (episódios de faz-de-conta), busca-se refletir criticamente sobre as concepções de inclusão social que tangenciam a experiência do surdo, alertando para o fato de que a criança já demonstra em suas brincadeiras o desejo e a necessidade de pertencimento à sociedade ouvinte majoritária.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002Cadernos CEDES v.26 n.69 2006reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622006000200002info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Daniele Nunes Henriquepor2006-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622006000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2006-09-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
title Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
spellingShingle Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
Silva,Daniele Nunes Henrique
Surdez
Brincar
Educação de surdos
Criança surda
Inclusão social
title_short Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
title_full Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
title_fullStr Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
title_full_unstemmed Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
title_sort Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
author Silva,Daniele Nunes Henrique
author_facet Silva,Daniele Nunes Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Daniele Nunes Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Brincar
Educação de surdos
Criança surda
Inclusão social
topic Surdez
Brincar
Educação de surdos
Criança surda
Inclusão social
description O presente artigo analisa questões pertinentes ao modo de funcionamento lúdico de crianças surdas, na fase inicial de aquisição da língua de sinais, tendo como pressuposto teórico as formulações da corrente histórico-cultural e as contribuições conceituais de M. Bakhtin. A atenção volta-se, especialmente, para os modos de configuração dos personagens (jogo de papéis), evidenciando a forma como os elementos do universo ouvinte são incorporados nas brincadeiras. Num desdobramento, a partir do exame de material videogravado (episódios de faz-de-conta), busca-se refletir criticamente sobre as concepções de inclusão social que tangenciam a experiência do surdo, alertando para o fato de que a criança já demonstra em suas brincadeiras o desejo e a necessidade de pertencimento à sociedade ouvinte majoritária.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622006000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.26 n.69 2006
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605191757824