Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002 |
Resumo: | O presente artigo analisa questões pertinentes ao modo de funcionamento lúdico de crianças surdas, na fase inicial de aquisição da língua de sinais, tendo como pressuposto teórico as formulações da corrente histórico-cultural e as contribuições conceituais de M. Bakhtin. A atenção volta-se, especialmente, para os modos de configuração dos personagens (jogo de papéis), evidenciando a forma como os elementos do universo ouvinte são incorporados nas brincadeiras. Num desdobramento, a partir do exame de material videogravado (episódios de faz-de-conta), busca-se refletir criticamente sobre as concepções de inclusão social que tangenciam a experiência do surdo, alertando para o fato de que a criança já demonstra em suas brincadeiras o desejo e a necessidade de pertencimento à sociedade ouvinte majoritária. |
id |
CEDES-2_1fb6da74423d79f640c79c9cc528fd48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622006000200002 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate?SurdezBrincarEducação de surdosCriança surdaInclusão socialO presente artigo analisa questões pertinentes ao modo de funcionamento lúdico de crianças surdas, na fase inicial de aquisição da língua de sinais, tendo como pressuposto teórico as formulações da corrente histórico-cultural e as contribuições conceituais de M. Bakhtin. A atenção volta-se, especialmente, para os modos de configuração dos personagens (jogo de papéis), evidenciando a forma como os elementos do universo ouvinte são incorporados nas brincadeiras. Num desdobramento, a partir do exame de material videogravado (episódios de faz-de-conta), busca-se refletir criticamente sobre as concepções de inclusão social que tangenciam a experiência do surdo, alertando para o fato de que a criança já demonstra em suas brincadeiras o desejo e a necessidade de pertencimento à sociedade ouvinte majoritária.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002Cadernos CEDES v.26 n.69 2006reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622006000200002info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Daniele Nunes Henriquepor2006-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622006000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2006-09-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? |
title |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? |
spellingShingle |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? Silva,Daniele Nunes Henrique Surdez Brincar Educação de surdos Criança surda Inclusão social |
title_short |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? |
title_full |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? |
title_fullStr |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? |
title_full_unstemmed |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? |
title_sort |
Surdez e inclusão social: o que as brincadeiras infantis têm a nos dizer sobre esse debate? |
author |
Silva,Daniele Nunes Henrique |
author_facet |
Silva,Daniele Nunes Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Daniele Nunes Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Brincar Educação de surdos Criança surda Inclusão social |
topic |
Surdez Brincar Educação de surdos Criança surda Inclusão social |
description |
O presente artigo analisa questões pertinentes ao modo de funcionamento lúdico de crianças surdas, na fase inicial de aquisição da língua de sinais, tendo como pressuposto teórico as formulações da corrente histórico-cultural e as contribuições conceituais de M. Bakhtin. A atenção volta-se, especialmente, para os modos de configuração dos personagens (jogo de papéis), evidenciando a forma como os elementos do universo ouvinte são incorporados nas brincadeiras. Num desdobramento, a partir do exame de material videogravado (episódios de faz-de-conta), busca-se refletir criticamente sobre as concepções de inclusão social que tangenciam a experiência do surdo, alertando para o fato de que a criança já demonstra em suas brincadeiras o desejo e a necessidade de pertencimento à sociedade ouvinte majoritária. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622006000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.26 n.69 2006 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605191757824 |