Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Regina Maria
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200004
Resumo: O pensamento republicano paulista, analisado neste artigo sob o aspecto da educação escolar necessária à constituição do Estado Nacional no Brasil do final do século XIX, elegeu como base fundamental para a formação do cidadão a disseminação de valores morais cujos vértices centravam-se nas categorias civilização e cultura como forma de assimilação de um ethos liberal que levaria o país ao nível de desenvolvimento da sociedade européia. Essas categorias seriam os paradigmas pelos quais se estabeleceria a identificação do indivíduo comocidadão apto a participar do Estado e portanto a constituir a nação. A veiculação desse ethos liberal, por meio dos paradigmas civilização e cultura, seria, portanto, o papel reservado à formação escolar primária, segundo os expoentes do pensamento republicano paulista entre 1870 e 1889.
id CEDES-2_206c8930bc3ef8a4a96715b304277678
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622000000200004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidadeHistória da educaçãoBrasil - Primeira RepúblicaPartido Republicanonacionalismocivilização brasileiraO pensamento republicano paulista, analisado neste artigo sob o aspecto da educação escolar necessária à constituição do Estado Nacional no Brasil do final do século XIX, elegeu como base fundamental para a formação do cidadão a disseminação de valores morais cujos vértices centravam-se nas categorias civilização e cultura como forma de assimilação de um ethos liberal que levaria o país ao nível de desenvolvimento da sociedade européia. Essas categorias seriam os paradigmas pelos quais se estabeleceria a identificação do indivíduo comocidadão apto a participar do Estado e portanto a constituir a nação. A veiculação desse ethos liberal, por meio dos paradigmas civilização e cultura, seria, portanto, o papel reservado à formação escolar primária, segundo os expoentes do pensamento republicano paulista entre 1870 e 1889.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2000-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200004Cadernos CEDES v.20 n.51 2000reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622000000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Regina Mariapor2001-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622000000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-15T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
title Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
spellingShingle Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
Monteiro,Regina Maria
História da educação
Brasil - Primeira República
Partido Republicano
nacionalismo
civilização brasileira
title_short Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
title_full Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
title_fullStr Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
title_full_unstemmed Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
title_sort Civilização e cultura: paradigmas da nacionalidade
author Monteiro,Regina Maria
author_facet Monteiro,Regina Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Regina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Brasil - Primeira República
Partido Republicano
nacionalismo
civilização brasileira
topic História da educação
Brasil - Primeira República
Partido Republicano
nacionalismo
civilização brasileira
description O pensamento republicano paulista, analisado neste artigo sob o aspecto da educação escolar necessária à constituição do Estado Nacional no Brasil do final do século XIX, elegeu como base fundamental para a formação do cidadão a disseminação de valores morais cujos vértices centravam-se nas categorias civilização e cultura como forma de assimilação de um ethos liberal que levaria o país ao nível de desenvolvimento da sociedade européia. Essas categorias seriam os paradigmas pelos quais se estabeleceria a identificação do indivíduo comocidadão apto a participar do Estado e portanto a constituir a nação. A veiculação desse ethos liberal, por meio dos paradigmas civilização e cultura, seria, portanto, o papel reservado à formação escolar primária, segundo os expoentes do pensamento republicano paulista entre 1870 e 1889.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622000000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.20 n.51 2000
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604828950528