Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magro,Viviane Melo de Mendonça
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000200005
Resumo: Este artigo pretende discorrer sobre o cotidiano de adolescentes urbanos, mais especificamente as culturas juvenis, com o objetivo de apreender outros significados de ser adolescente no contexto contemporâneo e suas implicações em processos educativos. Diante da diversidade de culturas juvenis existentes atualmente, ressaltamos o movimento hip hop. Os adolescentes participantes desse movimento são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo, no qual deixam de ser meros atores e agentes de um modelo social e se tornam "autores de si próprios"; ou seja, no hip hop eles resgatam a educação como uma formação de "autores-cidadãos". Portanto, a visibilidade de outros modos de ser adolescente, que estão presentes no contexto de educação não-formal e informal das culturas juvenis, pode contribuir para uma compreensão da adolescência urbana que reconhece o adolescente como um sujeito capaz de formular questões relevantes e ações significativas no campo social.
id CEDES-2_296729407ebc0501bcdebb6eef0cb32a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622002000200005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hopAdolescênciaCulturas juvenisCotidianoHip HopEducaçãoEste artigo pretende discorrer sobre o cotidiano de adolescentes urbanos, mais especificamente as culturas juvenis, com o objetivo de apreender outros significados de ser adolescente no contexto contemporâneo e suas implicações em processos educativos. Diante da diversidade de culturas juvenis existentes atualmente, ressaltamos o movimento hip hop. Os adolescentes participantes desse movimento são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo, no qual deixam de ser meros atores e agentes de um modelo social e se tornam "autores de si próprios"; ou seja, no hip hop eles resgatam a educação como uma formação de "autores-cidadãos". Portanto, a visibilidade de outros modos de ser adolescente, que estão presentes no contexto de educação não-formal e informal das culturas juvenis, pode contribuir para uma compreensão da adolescência urbana que reconhece o adolescente como um sujeito capaz de formular questões relevantes e ações significativas no campo social.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000200005Cadernos CEDES v.22 n.57 2002reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622002000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMagro,Viviane Melo de Mendonçapor2002-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622002000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2002-10-08T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
title Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
spellingShingle Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
Magro,Viviane Melo de Mendonça
Adolescência
Culturas juvenis
Cotidiano
Hip Hop
Educação
title_short Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
title_full Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
title_fullStr Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
title_full_unstemmed Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
title_sort Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop
author Magro,Viviane Melo de Mendonça
author_facet Magro,Viviane Melo de Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magro,Viviane Melo de Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Culturas juvenis
Cotidiano
Hip Hop
Educação
topic Adolescência
Culturas juvenis
Cotidiano
Hip Hop
Educação
description Este artigo pretende discorrer sobre o cotidiano de adolescentes urbanos, mais especificamente as culturas juvenis, com o objetivo de apreender outros significados de ser adolescente no contexto contemporâneo e suas implicações em processos educativos. Diante da diversidade de culturas juvenis existentes atualmente, ressaltamos o movimento hip hop. Os adolescentes participantes desse movimento são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo, no qual deixam de ser meros atores e agentes de um modelo social e se tornam "autores de si próprios"; ou seja, no hip hop eles resgatam a educação como uma formação de "autores-cidadãos". Portanto, a visibilidade de outros modos de ser adolescente, que estão presentes no contexto de educação não-formal e informal das culturas juvenis, pode contribuir para uma compreensão da adolescência urbana que reconhece o adolescente como um sujeito capaz de formular questões relevantes e ações significativas no campo social.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622002000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622002000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.22 n.57 2002
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605101580288