PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz,Lucianna Magri de Melo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Prado,Guilherme do Val Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200133
Resumo: RESUMO O presente ensaio tem por objetivo apresentar como, por meio de uma escuta sensível das linguagens dos bebês e de um olhar atento a elas, uma professora se constituiu como professora de bebês e crianças muito pequenas em uma creche pública do interior de São Paulo e como as relações que ela travou estabeleceram, relativamente às injustiças do poder público no que concerne à superlotação na creche, uma singular apropriação do espaço físico escolar com base na pedagogia Freinet, tornando sua trajetória docente única e ímpar, naquela situação determinada.
id CEDES-2_4ebece931fbf526ca988d9a0f167d534
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622022000200133
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADESPedagogia FreinetEducação infantilBebêsRESUMO O presente ensaio tem por objetivo apresentar como, por meio de uma escuta sensível das linguagens dos bebês e de um olhar atento a elas, uma professora se constituiu como professora de bebês e crianças muito pequenas em uma creche pública do interior de São Paulo e como as relações que ela travou estabeleceram, relativamente às injustiças do poder público no que concerne à superlotação na creche, uma singular apropriação do espaço físico escolar com base na pedagogia Freinet, tornando sua trajetória docente única e ímpar, naquela situação determinada.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200133Cadernos CEDES v.42 n.117 2022reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc251553info:eu-repo/semantics/openAccessMunhoz,Lucianna Magri de MeloPrado,Guilherme do Val Toledopor2022-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622022000200133Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2022-06-23T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Munhoz,Lucianna Magri de Melo
Pedagogia Freinet
Educação infantil
Bebês
title_short PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort PEDAGOGIA FREINET E O TRABALHO COM BEBÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author Munhoz,Lucianna Magri de Melo
author_facet Munhoz,Lucianna Magri de Melo
Prado,Guilherme do Val Toledo
author_role author
author2 Prado,Guilherme do Val Toledo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz,Lucianna Magri de Melo
Prado,Guilherme do Val Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Freinet
Educação infantil
Bebês
topic Pedagogia Freinet
Educação infantil
Bebês
description RESUMO O presente ensaio tem por objetivo apresentar como, por meio de uma escuta sensível das linguagens dos bebês e de um olhar atento a elas, uma professora se constituiu como professora de bebês e crianças muito pequenas em uma creche pública do interior de São Paulo e como as relações que ela travou estabeleceram, relativamente às injustiças do poder público no que concerne à superlotação na creche, uma singular apropriação do espaço físico escolar com base na pedagogia Freinet, tornando sua trajetória docente única e ímpar, naquela situação determinada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200133
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622022000200133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc251553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.42 n.117 2022
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606382940160