Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abud,Katia Maria
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300004
Resumo: As linguagens alternativas têm sido utilizadas como um importante recurso didático para a aprendizagem de história. Entre essas linguagens, a música popular tem ocupado espaço, como instrumento pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que observam o contexto social no qual vivem. As representações sociais de autores e intérpretes serão instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos em conceitos científicos, porque como registros são evidências, restos que o passado deixou para trás e que facilitam a compreensão histórica pelos alunos, pela empatia que estabelecem entre eles e aqueles que viveram em outros contextos históricos.
id CEDES-2_51e5fd0ae1a3038099eeb2c6bdfdcd11
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622005000300004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de históriaRepresentações sociaisConceitosCompreensão históricaMúsica popularAs linguagens alternativas têm sido utilizadas como um importante recurso didático para a aprendizagem de história. Entre essas linguagens, a música popular tem ocupado espaço, como instrumento pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que observam o contexto social no qual vivem. As representações sociais de autores e intérpretes serão instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos em conceitos científicos, porque como registros são evidências, restos que o passado deixou para trás e que facilitam a compreensão histórica pelos alunos, pela empatia que estabelecem entre eles e aqueles que viveram em outros contextos históricos.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300004Cadernos CEDES v.25 n.67 2005reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622005000300004info:eu-repo/semantics/openAccessAbud,Katia Mariapor2006-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622005000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2006-01-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
title Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
spellingShingle Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
Abud,Katia Maria
Representações sociais
Conceitos
Compreensão histórica
Música popular
title_short Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
title_full Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
title_fullStr Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
title_full_unstemmed Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
title_sort Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
author Abud,Katia Maria
author_facet Abud,Katia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abud,Katia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Conceitos
Compreensão histórica
Música popular
topic Representações sociais
Conceitos
Compreensão histórica
Música popular
description As linguagens alternativas têm sido utilizadas como um importante recurso didático para a aprendizagem de história. Entre essas linguagens, a música popular tem ocupado espaço, como instrumento pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que observam o contexto social no qual vivem. As representações sociais de autores e intérpretes serão instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos em conceitos científicos, porque como registros são evidências, restos que o passado deixou para trás e que facilitam a compreensão histórica pelos alunos, pela empatia que estabelecem entre eles e aqueles que viveram em outros contextos históricos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622005000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.25 n.67 2005
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605179174912