Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100008 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as possibilidades formativas estabelecidas na relação entre memória, criação e formação docente. O texto traz reflexões sobre aspectos de uma prática de formação realizada com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Objetivamos, com esta reflexão, estabelecer relações entre os processos de rememoração e de criação de narrativas cênicas vivenciados pelas alunas, na perspectiva de que essas relações venham a contribuir para a pesquisa e as práticas de formação docente. Constituem os referenciais teóricos deste trabalho estudos sobre a pesquisa (auto)biográfica e aportes da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Resulta dessa análise a identificação dos processos de criação como espaços privilegiados para a produção e elaboração de símbolos, potencializando a ordenação do vivido por meio do rememorar, do encenar histórias de vida e do registro das experiências de formação com palavras e imagens. |
id |
CEDES-2_532b4bab057f7541f962e523db2cee71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622010000100008 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhosMemóriaSímboloFormação de professorPsicologia AnalíticaEste trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as possibilidades formativas estabelecidas na relação entre memória, criação e formação docente. O texto traz reflexões sobre aspectos de uma prática de formação realizada com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Objetivamos, com esta reflexão, estabelecer relações entre os processos de rememoração e de criação de narrativas cênicas vivenciados pelas alunas, na perspectiva de que essas relações venham a contribuir para a pesquisa e as práticas de formação docente. Constituem os referenciais teóricos deste trabalho estudos sobre a pesquisa (auto)biográfica e aportes da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Resulta dessa análise a identificação dos processos de criação como espaços privilegiados para a produção e elaboração de símbolos, potencializando a ordenação do vivido por meio do rememorar, do encenar histórias de vida e do registro das experiências de formação com palavras e imagens.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100008Cadernos CEDES v.30 n.80 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCintra,Simone Cristiane SilveiraAlbano,Ana Angélicapor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2010-05-27T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos |
title |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos |
spellingShingle |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos Cintra,Simone Cristiane Silveira Memória Símbolo Formação de professor Psicologia Analítica |
title_short |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos |
title_full |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos |
title_fullStr |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos |
title_full_unstemmed |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos |
title_sort |
Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos |
author |
Cintra,Simone Cristiane Silveira |
author_facet |
Cintra,Simone Cristiane Silveira Albano,Ana Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Albano,Ana Angélica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra,Simone Cristiane Silveira Albano,Ana Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Símbolo Formação de professor Psicologia Analítica |
topic |
Memória Símbolo Formação de professor Psicologia Analítica |
description |
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as possibilidades formativas estabelecidas na relação entre memória, criação e formação docente. O texto traz reflexões sobre aspectos de uma prática de formação realizada com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Objetivamos, com esta reflexão, estabelecer relações entre os processos de rememoração e de criação de narrativas cênicas vivenciados pelas alunas, na perspectiva de que essas relações venham a contribuir para a pesquisa e as práticas de formação docente. Constituem os referenciais teóricos deste trabalho estudos sobre a pesquisa (auto)biográfica e aportes da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Resulta dessa análise a identificação dos processos de criação como espaços privilegiados para a produção e elaboração de símbolos, potencializando a ordenação do vivido por meio do rememorar, do encenar histórias de vida e do registro das experiências de formação com palavras e imagens. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622010000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.30 n.80 2010 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605513670656 |