JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caon,Paulina Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100107
Resumo: RESUMO: Analisando narrativas sobre experiências corporais de professores e estudantes da Educação Básica, discute-se no artigo os jogos, performances e performatividades emergentes nesse contexto. Jogo, performance e performatividade são vistos como modulações de corporalidade que redimensionam nossa experiência no mundo e possibilitam outras abordagens na análise do cotidiano escolar. O texto se propõe a problematizar categorias recorrentes na análise da escola, sublinhando as possibilidades de reordenamento, suspensão, subversão de papéis e discursos nesse campo de estudo.
id CEDES-2_57c1a0fa7264eea9ad90f0f332eb1800
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622017000100107
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOSCorposEscolaExperiênciaPerformanceEtnografia fenomenológicaRESUMO: Analisando narrativas sobre experiências corporais de professores e estudantes da Educação Básica, discute-se no artigo os jogos, performances e performatividades emergentes nesse contexto. Jogo, performance e performatividade são vistos como modulações de corporalidade que redimensionam nossa experiência no mundo e possibilitam outras abordagens na análise do cotidiano escolar. O texto se propõe a problematizar categorias recorrentes na análise da escola, sublinhando as possibilidades de reordenamento, suspensão, subversão de papéis e discursos nesse campo de estudo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100107Cadernos CEDES v.37 n.101 2017reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622017168673info:eu-repo/semantics/openAccessCaon,Paulina Mariapor2017-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622017000100107Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2017-05-24T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
title JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
spellingShingle JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
Caon,Paulina Maria
Corpos
Escola
Experiência
Performance
Etnografia fenomenológica
title_short JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
title_full JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
title_fullStr JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
title_full_unstemmed JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
title_sort JOGOS, PERFOMANCES E PERFORMATIVIDADES NA ESCOLA: DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS À PROBLEMATIZAÇÃO DE DISCURSOS
author Caon,Paulina Maria
author_facet Caon,Paulina Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caon,Paulina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Corpos
Escola
Experiência
Performance
Etnografia fenomenológica
topic Corpos
Escola
Experiência
Performance
Etnografia fenomenológica
description RESUMO: Analisando narrativas sobre experiências corporais de professores e estudantes da Educação Básica, discute-se no artigo os jogos, performances e performatividades emergentes nesse contexto. Jogo, performance e performatividade são vistos como modulações de corporalidade que redimensionam nossa experiência no mundo e possibilitam outras abordagens na análise do cotidiano escolar. O texto se propõe a problematizar categorias recorrentes na análise da escola, sublinhando as possibilidades de reordenamento, suspensão, subversão de papéis e discursos nesse campo de estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100107
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc0101-32622017168673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.37 n.101 2017
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606163787776