Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Mariana Brasil
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva,Henrique César da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100004
Resumo: Apresentamos reflexões teóricas pertinentes à formação de leitores de ciências, tomando como exemplo a circulação, incluindo a midiática, e textualizações do tema "mudanças climáticas". As bases teóricas que compõem nossa visão sobre linguagem e ciências e articulam nossa defesa da necessidade de pensar a formação de leitores de ciências simultaneamente à formação em ciências provêm da Análise de Discurso de linha francesa e dos Estudos Sociológicos e Epistemológicos das Ciências. Buscamos compreender o audiovisual nas especificidades discursivas de seu funcionamento como espaço por meio do qual nossos estudantes constroem simultaneamente sentidos para as ciências, para as mudanças climáticas e para o vídeo. Para concluir, afirmamos a importância destes espaços e linguagens nas histórias de leituras dos estudantes e a necessidade de construirmos estratégias de ensino que englobem outras textualizações, no caso, audiovisuais, também como fins educacionais e não apenas como meios.
id CEDES-2_5bff8bb159efe0e4f3af0409299b9899
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622014000100004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciênciasTelevisãoMudanças climáticasCirculaçãoTextualizaçãoEducação em ciênciasApresentamos reflexões teóricas pertinentes à formação de leitores de ciências, tomando como exemplo a circulação, incluindo a midiática, e textualizações do tema "mudanças climáticas". As bases teóricas que compõem nossa visão sobre linguagem e ciências e articulam nossa defesa da necessidade de pensar a formação de leitores de ciências simultaneamente à formação em ciências provêm da Análise de Discurso de linha francesa e dos Estudos Sociológicos e Epistemológicos das Ciências. Buscamos compreender o audiovisual nas especificidades discursivas de seu funcionamento como espaço por meio do qual nossos estudantes constroem simultaneamente sentidos para as ciências, para as mudanças climáticas e para o vídeo. Para concluir, afirmamos a importância destes espaços e linguagens nas histórias de leituras dos estudantes e a necessidade de construirmos estratégias de ensino que englobem outras textualizações, no caso, audiovisuais, também como fins educacionais e não apenas como meios.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100004Cadernos CEDES v.34 n.92 2014reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622014000100004info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Mariana BrasilSilva,Henrique César dapor2014-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622014000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2014-05-26T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
title Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
spellingShingle Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
Ramos,Mariana Brasil
Televisão
Mudanças climáticas
Circulação
Textualização
Educação em ciências
title_short Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
title_full Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
title_fullStr Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
title_full_unstemmed Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
title_sort Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências
author Ramos,Mariana Brasil
author_facet Ramos,Mariana Brasil
Silva,Henrique César da
author_role author
author2 Silva,Henrique César da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Mariana Brasil
Silva,Henrique César da
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Mudanças climáticas
Circulação
Textualização
Educação em ciências
topic Televisão
Mudanças climáticas
Circulação
Textualização
Educação em ciências
description Apresentamos reflexões teóricas pertinentes à formação de leitores de ciências, tomando como exemplo a circulação, incluindo a midiática, e textualizações do tema "mudanças climáticas". As bases teóricas que compõem nossa visão sobre linguagem e ciências e articulam nossa defesa da necessidade de pensar a formação de leitores de ciências simultaneamente à formação em ciências provêm da Análise de Discurso de linha francesa e dos Estudos Sociológicos e Epistemológicos das Ciências. Buscamos compreender o audiovisual nas especificidades discursivas de seu funcionamento como espaço por meio do qual nossos estudantes constroem simultaneamente sentidos para as ciências, para as mudanças climáticas e para o vídeo. Para concluir, afirmamos a importância destes espaços e linguagens nas histórias de leituras dos estudantes e a necessidade de construirmos estratégias de ensino que englobem outras textualizações, no caso, audiovisuais, também como fins educacionais e não apenas como meios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622014000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.34 n.92 2014
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605839777792