Violência, insegurança e imaginário do medo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Maria Cecília Sanches
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Porto,Maria do Rosário Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000400005
Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar como a insegurança e o imaginário do medo, instalados na escola e tratados usualmente do ponto de vista do poder, com medidas restritivas e isoladoras, não são despertados somente pelo exercício e pela condição da violência cotidiana, mas por um "estado de violência" - ostensivo ou dissimulado - incorporado à cultura e ao imaginário individual e social. Ambos transformam as relações sociais, provocando a busca de novos lugares de encontro, socialidade, proteção. No cotidiano das escolas, precisam ser geridos por meio de práticas simbólicas e sociais diversas, que possibilitem lidar com essas novas relações.
id CEDES-2_66164b7ffcc6e22b3ff134b44a5b4288
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32621998000400005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Violência, insegurança e imaginário do medoinsegurançaimaginário do medoviolênciaritopoder/potênciaO objetivo deste artigo é mostrar como a insegurança e o imaginário do medo, instalados na escola e tratados usualmente do ponto de vista do poder, com medidas restritivas e isoladoras, não são despertados somente pelo exercício e pela condição da violência cotidiana, mas por um "estado de violência" - ostensivo ou dissimulado - incorporado à cultura e ao imaginário individual e social. Ambos transformam as relações sociais, provocando a busca de novos lugares de encontro, socialidade, proteção. No cotidiano das escolas, precisam ser geridos por meio de práticas simbólicas e sociais diversas, que possibilitem lidar com essas novas relações.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000400005Cadernos CEDES v.19 n.47 1998reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621998000400005info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Maria Cecília SanchesPorto,Maria do Rosário Silveirapor2000-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621998000400005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2000-05-31T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência, insegurança e imaginário do medo
title Violência, insegurança e imaginário do medo
spellingShingle Violência, insegurança e imaginário do medo
Teixeira,Maria Cecília Sanches
insegurança
imaginário do medo
violência
rito
poder/potência
title_short Violência, insegurança e imaginário do medo
title_full Violência, insegurança e imaginário do medo
title_fullStr Violência, insegurança e imaginário do medo
title_full_unstemmed Violência, insegurança e imaginário do medo
title_sort Violência, insegurança e imaginário do medo
author Teixeira,Maria Cecília Sanches
author_facet Teixeira,Maria Cecília Sanches
Porto,Maria do Rosário Silveira
author_role author
author2 Porto,Maria do Rosário Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Maria Cecília Sanches
Porto,Maria do Rosário Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv insegurança
imaginário do medo
violência
rito
poder/potência
topic insegurança
imaginário do medo
violência
rito
poder/potência
description O objetivo deste artigo é mostrar como a insegurança e o imaginário do medo, instalados na escola e tratados usualmente do ponto de vista do poder, com medidas restritivas e isoladoras, não são despertados somente pelo exercício e pela condição da violência cotidiana, mas por um "estado de violência" - ostensivo ou dissimulado - incorporado à cultura e ao imaginário individual e social. Ambos transformam as relações sociais, provocando a busca de novos lugares de encontro, socialidade, proteção. No cotidiano das escolas, precisam ser geridos por meio de práticas simbólicas e sociais diversas, que possibilitem lidar com essas novas relações.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32621998000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.19 n.47 1998
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604802736128