Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006 |
Resumo: | O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social. |
id |
CEDES-2_744da721cb2ce1676c27200912dfbe46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32621998000100006 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-socialFormação de professoresconcepção dialéticapedagogia histórico-críticaO texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006Cadernos CEDES v.19 n.44 1998reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621998000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMazzeu,Francisco José Carvalhopor1999-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621998000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:1999-04-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
spellingShingle |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social Mazzeu,Francisco José Carvalho Formação de professores concepção dialética pedagogia histórico-crítica |
title_short |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_full |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_fullStr |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_full_unstemmed |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_sort |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
author |
Mazzeu,Francisco José Carvalho |
author_facet |
Mazzeu,Francisco José Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzeu,Francisco José Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores concepção dialética pedagogia histórico-crítica |
topic |
Formação de professores concepção dialética pedagogia histórico-crítica |
description |
O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32621998000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.19 n.44 1998 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122604782813184 |