Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzeu,Francisco José Carvalho
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006
Resumo: O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.
id CEDES-2_744da721cb2ce1676c27200912dfbe46
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32621998000100006
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-socialFormação de professoresconcepção dialéticapedagogia histórico-críticaO texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006Cadernos CEDES v.19 n.44 1998reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621998000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMazzeu,Francisco José Carvalhopor1999-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621998000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:1999-04-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
spellingShingle Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
Mazzeu,Francisco José Carvalho
Formação de professores
concepção dialética
pedagogia histórico-crítica
title_short Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_full Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_fullStr Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_full_unstemmed Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_sort Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
author Mazzeu,Francisco José Carvalho
author_facet Mazzeu,Francisco José Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzeu,Francisco José Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
concepção dialética
pedagogia histórico-crítica
topic Formação de professores
concepção dialética
pedagogia histórico-crítica
description O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32621998000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.19 n.44 1998
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604782813184