Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laplane,Adriana Lia Friszman de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Batista,Cecília Guarneiri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005
Resumo: Tomando como ponto de partida as teorias que compreendem os processos de desenvolvimento humano enquanto processos sociais, o presente artigo discute o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com deficiência visual, seus modos de apreensão do mundo e o uso de recursos para auxiliar na participação escolar. Trata-se de integrar, na prática pedagógica inclusiva, tanto a compreensão dos processos gerais de desenvolvimento como os aspectos particulares que a deficiência visual implica, de modo que seja possível agenciar os recursos necessários para a participação escolar plena.
id CEDES-2_761a7cc9e450dfb724106583a55538a6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622008000200005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escolaEducação inclusivaPráticas de inclusão na escolaDeficiência visualInteração socialRecursos de ensinoTomando como ponto de partida as teorias que compreendem os processos de desenvolvimento humano enquanto processos sociais, o presente artigo discute o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com deficiência visual, seus modos de apreensão do mundo e o uso de recursos para auxiliar na participação escolar. Trata-se de integrar, na prática pedagógica inclusiva, tanto a compreensão dos processos gerais de desenvolvimento como os aspectos particulares que a deficiência visual implica, de modo que seja possível agenciar os recursos necessários para a participação escolar plena.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005Cadernos CEDES v.28 n.75 2008reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622008000200005info:eu-repo/semantics/openAccessLaplane,Adriana Lia Friszman deBatista,Cecília Guarneiripor2008-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622008000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2008-09-26T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
title Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
spellingShingle Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
Laplane,Adriana Lia Friszman de
Educação inclusiva
Práticas de inclusão na escola
Deficiência visual
Interação social
Recursos de ensino
title_short Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
title_full Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
title_fullStr Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
title_full_unstemmed Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
title_sort Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
author Laplane,Adriana Lia Friszman de
author_facet Laplane,Adriana Lia Friszman de
Batista,Cecília Guarneiri
author_role author
author2 Batista,Cecília Guarneiri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laplane,Adriana Lia Friszman de
Batista,Cecília Guarneiri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Práticas de inclusão na escola
Deficiência visual
Interação social
Recursos de ensino
topic Educação inclusiva
Práticas de inclusão na escola
Deficiência visual
Interação social
Recursos de ensino
description Tomando como ponto de partida as teorias que compreendem os processos de desenvolvimento humano enquanto processos sociais, o presente artigo discute o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com deficiência visual, seus modos de apreensão do mundo e o uso de recursos para auxiliar na participação escolar. Trata-se de integrar, na prática pedagógica inclusiva, tanto a compreensão dos processos gerais de desenvolvimento como os aspectos particulares que a deficiência visual implica, de modo que seja possível agenciar os recursos necessários para a participação escolar plena.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622008000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.28 n.75 2008
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605465436160