Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005 |
Resumo: | Tomando como ponto de partida as teorias que compreendem os processos de desenvolvimento humano enquanto processos sociais, o presente artigo discute o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com deficiência visual, seus modos de apreensão do mundo e o uso de recursos para auxiliar na participação escolar. Trata-se de integrar, na prática pedagógica inclusiva, tanto a compreensão dos processos gerais de desenvolvimento como os aspectos particulares que a deficiência visual implica, de modo que seja possível agenciar os recursos necessários para a participação escolar plena. |
id |
CEDES-2_761a7cc9e450dfb724106583a55538a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622008000200005 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escolaEducação inclusivaPráticas de inclusão na escolaDeficiência visualInteração socialRecursos de ensinoTomando como ponto de partida as teorias que compreendem os processos de desenvolvimento humano enquanto processos sociais, o presente artigo discute o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com deficiência visual, seus modos de apreensão do mundo e o uso de recursos para auxiliar na participação escolar. Trata-se de integrar, na prática pedagógica inclusiva, tanto a compreensão dos processos gerais de desenvolvimento como os aspectos particulares que a deficiência visual implica, de modo que seja possível agenciar os recursos necessários para a participação escolar plena.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005Cadernos CEDES v.28 n.75 2008reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622008000200005info:eu-repo/semantics/openAccessLaplane,Adriana Lia Friszman deBatista,Cecília Guarneiripor2008-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622008000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2008-09-26T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola |
title |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola |
spellingShingle |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola Laplane,Adriana Lia Friszman de Educação inclusiva Práticas de inclusão na escola Deficiência visual Interação social Recursos de ensino |
title_short |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola |
title_full |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola |
title_fullStr |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola |
title_full_unstemmed |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola |
title_sort |
Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola |
author |
Laplane,Adriana Lia Friszman de |
author_facet |
Laplane,Adriana Lia Friszman de Batista,Cecília Guarneiri |
author_role |
author |
author2 |
Batista,Cecília Guarneiri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laplane,Adriana Lia Friszman de Batista,Cecília Guarneiri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Práticas de inclusão na escola Deficiência visual Interação social Recursos de ensino |
topic |
Educação inclusiva Práticas de inclusão na escola Deficiência visual Interação social Recursos de ensino |
description |
Tomando como ponto de partida as teorias que compreendem os processos de desenvolvimento humano enquanto processos sociais, o presente artigo discute o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com deficiência visual, seus modos de apreensão do mundo e o uso de recursos para auxiliar na participação escolar. Trata-se de integrar, na prática pedagógica inclusiva, tanto a compreensão dos processos gerais de desenvolvimento como os aspectos particulares que a deficiência visual implica, de modo que seja possível agenciar os recursos necessários para a participação escolar plena. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622008000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.28 n.75 2008 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605465436160 |