Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300006 |
Resumo: | As políticas públicas relacionadas ao ensino superior brasileiro atual vêm estabelecendo seus parâmetros nos moldes da "globalização" econômica, visando sua inserção no mundo moderno, a partir de um modelo econômico "neoliberal" assumido como inevitável. As novas formas de organização do trabalho deles decorrentes impuseram um novo tipo de formação, onde o domínio do conhecimento e o tempo de escolarização passaram a ser estratégicos. Porém, a aplicação das recomendações dos órgãos internacionais no Brasil "neoliberal" privilegia a formação de nível superior fora do sistema universitário público, apontado como "atrasado" devido aos seus custos, preferindo-se uma outra, onde os critérios de "qualidade" são os empresariais. As conseqüências são evidentes, acentuando-se o atraso econômico e tecnológico, distanciando-se cada vez mais o país da modernidade. |
id |
CEDES-2_972558c647f412aaaf36595dd3f615a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622001000300006 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileiraBrasil/UniversidadeEducação e desenvolvimento econômicoPolítica pública e educação superiorEducação superior e globalizaçãoEnsino superior e trabalhoEnsino superior público e privadoAs políticas públicas relacionadas ao ensino superior brasileiro atual vêm estabelecendo seus parâmetros nos moldes da "globalização" econômica, visando sua inserção no mundo moderno, a partir de um modelo econômico "neoliberal" assumido como inevitável. As novas formas de organização do trabalho deles decorrentes impuseram um novo tipo de formação, onde o domínio do conhecimento e o tempo de escolarização passaram a ser estratégicos. Porém, a aplicação das recomendações dos órgãos internacionais no Brasil "neoliberal" privilegia a formação de nível superior fora do sistema universitário público, apontado como "atrasado" devido aos seus custos, preferindo-se uma outra, onde os critérios de "qualidade" são os empresariais. As conseqüências são evidentes, acentuando-se o atraso econômico e tecnológico, distanciando-se cada vez mais o país da modernidade.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2001-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300006Cadernos CEDES v.21 n.55 2001reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622001000300006info:eu-repo/semantics/openAccessVAIDERGORN,JOSÉpor2001-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622001000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-08-27T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira |
title |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira |
spellingShingle |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira VAIDERGORN,JOSÉ Brasil/Universidade Educação e desenvolvimento econômico Política pública e educação superior Educação superior e globalização Ensino superior e trabalho Ensino superior público e privado |
title_short |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira |
title_full |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira |
title_fullStr |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira |
title_full_unstemmed |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira |
title_sort |
Uma perspectiva da globalização na universidade brasileira |
author |
VAIDERGORN,JOSÉ |
author_facet |
VAIDERGORN,JOSÉ |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VAIDERGORN,JOSÉ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil/Universidade Educação e desenvolvimento econômico Política pública e educação superior Educação superior e globalização Ensino superior e trabalho Ensino superior público e privado |
topic |
Brasil/Universidade Educação e desenvolvimento econômico Política pública e educação superior Educação superior e globalização Ensino superior e trabalho Ensino superior público e privado |
description |
As políticas públicas relacionadas ao ensino superior brasileiro atual vêm estabelecendo seus parâmetros nos moldes da "globalização" econômica, visando sua inserção no mundo moderno, a partir de um modelo econômico "neoliberal" assumido como inevitável. As novas formas de organização do trabalho deles decorrentes impuseram um novo tipo de formação, onde o domínio do conhecimento e o tempo de escolarização passaram a ser estratégicos. Porém, a aplicação das recomendações dos órgãos internacionais no Brasil "neoliberal" privilegia a formação de nível superior fora do sistema universitário público, apontado como "atrasado" devido aos seus custos, preferindo-se uma outra, onde os critérios de "qualidade" são os empresariais. As conseqüências são evidentes, acentuando-se o atraso econômico e tecnológico, distanciando-se cada vez mais o país da modernidade. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622001000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.21 n.55 2001 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122604861456384 |