Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio,Clésio Acilino
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lucini,Marizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000200005
Resumo: Neste texto resgatamos algumas questões históricas da constituição de práticas educativas, que emergem das necessidades de diferentes grupos sociais em acessar a educação, privilegiando a educação popular como uma das matrizes pedagógicas constituintes da educação do campo. Esta é compreendida como uma prática social e política, que se efetiva nos processos de ensino e aprendizagem, e que nos propomos a discutir, na especificidade das escolas do campo. Essas práticas são tomadas como iniciativas construídas para superar modelos organizacionais e didáticos no currículo escolar. Para desenvolver esta discussão, após situarmos o campo do debate historicamente construído, estabelecemos um diálogo entre a relação do que identificamos nas práticas pedagógicas e o que é evidenciado como problemática na apropriação do conhecimento escolar. Esta reflexão incidirá na perspectiva de problematização sobre a efetivação de propostas alternativas na dinâmica curricular das escolas do campo.
id CEDES-2_9f2d64e14b295d5fe7770b8ea94b2ebf
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622007000200005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relaçãoEducação do CampoEnsinoCurrículoPráticas EducativasNeste texto resgatamos algumas questões históricas da constituição de práticas educativas, que emergem das necessidades de diferentes grupos sociais em acessar a educação, privilegiando a educação popular como uma das matrizes pedagógicas constituintes da educação do campo. Esta é compreendida como uma prática social e política, que se efetiva nos processos de ensino e aprendizagem, e que nos propomos a discutir, na especificidade das escolas do campo. Essas práticas são tomadas como iniciativas construídas para superar modelos organizacionais e didáticos no currículo escolar. Para desenvolver esta discussão, após situarmos o campo do debate historicamente construído, estabelecemos um diálogo entre a relação do que identificamos nas práticas pedagógicas e o que é evidenciado como problemática na apropriação do conhecimento escolar. Esta reflexão incidirá na perspectiva de problematização sobre a efetivação de propostas alternativas na dinâmica curricular das escolas do campo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000200005Cadernos CEDES v.27 n.72 2007reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622007000200005info:eu-repo/semantics/openAccessAntonio,Clésio AcilinoLucini,Marizetepor2008-04-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622007000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2008-04-30T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
title Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
spellingShingle Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
Antonio,Clésio Acilino
Educação do Campo
Ensino
Currículo
Práticas Educativas
title_short Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
title_full Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
title_fullStr Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
title_full_unstemmed Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
title_sort Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação
author Antonio,Clésio Acilino
author_facet Antonio,Clésio Acilino
Lucini,Marizete
author_role author
author2 Lucini,Marizete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio,Clésio Acilino
Lucini,Marizete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Ensino
Currículo
Práticas Educativas
topic Educação do Campo
Ensino
Currículo
Práticas Educativas
description Neste texto resgatamos algumas questões históricas da constituição de práticas educativas, que emergem das necessidades de diferentes grupos sociais em acessar a educação, privilegiando a educação popular como uma das matrizes pedagógicas constituintes da educação do campo. Esta é compreendida como uma prática social e política, que se efetiva nos processos de ensino e aprendizagem, e que nos propomos a discutir, na especificidade das escolas do campo. Essas práticas são tomadas como iniciativas construídas para superar modelos organizacionais e didáticos no currículo escolar. Para desenvolver esta discussão, após situarmos o campo do debate historicamente construído, estabelecemos um diálogo entre a relação do que identificamos nas práticas pedagógicas e o que é evidenciado como problemática na apropriação do conhecimento escolar. Esta reflexão incidirá na perspectiva de problematização sobre a efetivação de propostas alternativas na dinâmica curricular das escolas do campo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622007000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.27 n.72 2007
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605215875072