Sentidos dos tempos na relação museu/escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Júnia Sales
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho,Marcus Vinicius Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300008
Resumo: Neste texto apresentamos reflexões a respeito da questão da processualidade dos tempos históricos na relação museu-escola, sinalizando para a relevância dos estudos sobre a memória, a história e o esquecimento para qualificar esta discussão. A relação pedagógica estabelecida com o museu é compreendida como parte de um processo educativo que não se encerra na visitação museal, mas atravessa esse momento, buscando compreender a dinâmica da dimensão formativa desta interação em que o protagonismo e a criatividade dos sujeitos envolvidos são considerados como fatores determinantes.
id CEDES-2_aff951ca28824a9eb61ad4d0e90be4bd
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622010000300008
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Sentidos dos tempos na relação museu/escolaEnsino de HistóriaEscolaMuseuTempoMemóriaNeste texto apresentamos reflexões a respeito da questão da processualidade dos tempos históricos na relação museu-escola, sinalizando para a relevância dos estudos sobre a memória, a história e o esquecimento para qualificar esta discussão. A relação pedagógica estabelecida com o museu é compreendida como parte de um processo educativo que não se encerra na visitação museal, mas atravessa esse momento, buscando compreender a dinâmica da dimensão formativa desta interação em que o protagonismo e a criatividade dos sujeitos envolvidos são considerados como fatores determinantes.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300008Cadernos CEDES v.30 n.82 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000300008info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Júnia SalesCarvalho,Marcus Vinicius Corrêapor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000300008Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-03-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos dos tempos na relação museu/escola
title Sentidos dos tempos na relação museu/escola
spellingShingle Sentidos dos tempos na relação museu/escola
Pereira,Júnia Sales
Ensino de História
Escola
Museu
Tempo
Memória
title_short Sentidos dos tempos na relação museu/escola
title_full Sentidos dos tempos na relação museu/escola
title_fullStr Sentidos dos tempos na relação museu/escola
title_full_unstemmed Sentidos dos tempos na relação museu/escola
title_sort Sentidos dos tempos na relação museu/escola
author Pereira,Júnia Sales
author_facet Pereira,Júnia Sales
Carvalho,Marcus Vinicius Corrêa
author_role author
author2 Carvalho,Marcus Vinicius Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Júnia Sales
Carvalho,Marcus Vinicius Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Escola
Museu
Tempo
Memória
topic Ensino de História
Escola
Museu
Tempo
Memória
description Neste texto apresentamos reflexões a respeito da questão da processualidade dos tempos históricos na relação museu-escola, sinalizando para a relevância dos estudos sobre a memória, a história e o esquecimento para qualificar esta discussão. A relação pedagógica estabelecida com o museu é compreendida como parte de um processo educativo que não se encerra na visitação museal, mas atravessa esse momento, buscando compreender a dinâmica da dimensão formativa desta interação em que o protagonismo e a criatividade dos sujeitos envolvidos são considerados como fatores determinantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622010000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.30 n.82 2010
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605530447872