O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Adriano Rodrigo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009
Resumo: Este texto resulta de parte da discussão da dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação na área Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho buscou identificar as práticas que duas professoras de 4ª série do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos geográficos, históricos e ambientais por meio do uso de mapas municipais do Atlas de Limeira. Os resultados apontam que são as concepções e os modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento construídas em aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Verificamos com os sujeitos desta investigação que o atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas tanto pelas professoras como pelos alunos.
id CEDES-2_c8d09590d41d270747bf2e8a13ad7fa5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622003000200009
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensinoAtlas municipaisPrática docenteConhecimento escolarEste texto resulta de parte da discussão da dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação na área Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho buscou identificar as práticas que duas professoras de 4ª série do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos geográficos, históricos e ambientais por meio do uso de mapas municipais do Atlas de Limeira. Os resultados apontam que são as concepções e os modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento construídas em aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Verificamos com os sujeitos desta investigação que o atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas tanto pelas professoras como pelos alunos.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009Cadernos CEDES v.23 n.60 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003000200009info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Adriano Rodrigopor2003-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2003-10-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
title O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
spellingShingle O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
Oliveira,Adriano Rodrigo
Atlas municipais
Prática docente
Conhecimento escolar
title_short O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
title_full O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
title_fullStr O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
title_full_unstemmed O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
title_sort O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
author Oliveira,Adriano Rodrigo
author_facet Oliveira,Adriano Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Adriano Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Atlas municipais
Prática docente
Conhecimento escolar
topic Atlas municipais
Prática docente
Conhecimento escolar
description Este texto resulta de parte da discussão da dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação na área Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho buscou identificar as práticas que duas professoras de 4ª série do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos geográficos, históricos e ambientais por meio do uso de mapas municipais do Atlas de Limeira. Os resultados apontam que são as concepções e os modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento construídas em aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Verificamos com os sujeitos desta investigação que o atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas tanto pelas professoras como pelos alunos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622003000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.23 n.60 2003
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605129891840