O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009 |
Resumo: | Este texto resulta de parte da discussão da dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação na área Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho buscou identificar as práticas que duas professoras de 4ª série do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos geográficos, históricos e ambientais por meio do uso de mapas municipais do Atlas de Limeira. Os resultados apontam que são as concepções e os modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento construídas em aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Verificamos com os sujeitos desta investigação que o atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas tanto pelas professoras como pelos alunos. |
id |
CEDES-2_c8d09590d41d270747bf2e8a13ad7fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622003000200009 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensinoAtlas municipaisPrática docenteConhecimento escolarEste texto resulta de parte da discussão da dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação na área Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho buscou identificar as práticas que duas professoras de 4ª série do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos geográficos, históricos e ambientais por meio do uso de mapas municipais do Atlas de Limeira. Os resultados apontam que são as concepções e os modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento construídas em aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Verificamos com os sujeitos desta investigação que o atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas tanto pelas professoras como pelos alunos.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009Cadernos CEDES v.23 n.60 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003000200009info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Adriano Rodrigopor2003-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2003-10-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino |
title |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino |
spellingShingle |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino Oliveira,Adriano Rodrigo Atlas municipais Prática docente Conhecimento escolar |
title_short |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino |
title_full |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino |
title_fullStr |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino |
title_full_unstemmed |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino |
title_sort |
O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino |
author |
Oliveira,Adriano Rodrigo |
author_facet |
Oliveira,Adriano Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Adriano Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atlas municipais Prática docente Conhecimento escolar |
topic |
Atlas municipais Prática docente Conhecimento escolar |
description |
Este texto resulta de parte da discussão da dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação na área Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho buscou identificar as práticas que duas professoras de 4ª série do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos geográficos, históricos e ambientais por meio do uso de mapas municipais do Atlas de Limeira. Os resultados apontam que são as concepções e os modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento construídas em aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Verificamos com os sujeitos desta investigação que o atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas tanto pelas professoras como pelos alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622003000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.23 n.60 2003 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605129891840 |