Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003 |
Resumo: | Considera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico. O filme apresenta três partes harmônicas: a) contextualização: apresentação genérica da substância; b) segmento experimental: espaço do laboratório e dos experimentos; c) consolidação: destaque para a presença da substância oxigênio em diferentes instâncias, inclusive a militar. Considerando uma nova concepção de processo educativo, à época, destacam-se, das análises: a percepção da Física com sua estrutura experimental e o uso do laboratório; a ideia de aceleração nos campos sociais e econômicos, levando à sensação de transformação; a divulgação científica sendo focalizada como elemento principal nos processos de educação científica. |
id |
CEDES-2_d7c6806ba1585a831103020f9599e040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622014000100003 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema EducativoDivulgação científicaEducação científicaInceFilmeConsidera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico. O filme apresenta três partes harmônicas: a) contextualização: apresentação genérica da substância; b) segmento experimental: espaço do laboratório e dos experimentos; c) consolidação: destaque para a presença da substância oxigênio em diferentes instâncias, inclusive a militar. Considerando uma nova concepção de processo educativo, à época, destacam-se, das análises: a percepção da Física com sua estrutura experimental e o uso do laboratório; a ideia de aceleração nos campos sociais e econômicos, levando à sensação de transformação; a divulgação científica sendo focalizada como elemento principal nos processos de educação científica.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003Cadernos CEDES v.34 n.92 2014reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622014000100003info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Carmen Irene C. depor2014-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622014000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2014-05-26T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo |
title |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo |
spellingShingle |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo Oliveira,Carmen Irene C. de Divulgação científica Educação científica Ince Filme |
title_short |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo |
title_full |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo |
title_fullStr |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo |
title_full_unstemmed |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo |
title_sort |
Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo |
author |
Oliveira,Carmen Irene C. de |
author_facet |
Oliveira,Carmen Irene C. de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Carmen Irene C. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Educação científica Ince Filme |
topic |
Divulgação científica Educação científica Ince Filme |
description |
Considera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico. O filme apresenta três partes harmônicas: a) contextualização: apresentação genérica da substância; b) segmento experimental: espaço do laboratório e dos experimentos; c) consolidação: destaque para a presença da substância oxigênio em diferentes instâncias, inclusive a militar. Considerando uma nova concepção de processo educativo, à época, destacam-se, das análises: a percepção da Física com sua estrutura experimental e o uso do laboratório; a ideia de aceleração nos campos sociais e econômicos, levando à sensação de transformação; a divulgação científica sendo focalizada como elemento principal nos processos de educação científica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622014000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.34 n.92 2014 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605838729216 |