Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Carmen Irene C. de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003
Resumo: Considera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico. O filme apresenta três partes harmônicas: a) contextualização: apresentação genérica da substância; b) segmento experimental: espaço do laboratório e dos experimentos; c) consolidação: destaque para a presença da substância oxigênio em diferentes instâncias, inclusive a militar. Considerando uma nova concepção de processo educativo, à época, destacam-se, das análises: a percepção da Física com sua estrutura experimental e o uso do laboratório; a ideia de aceleração nos campos sociais e econômicos, levando à sensação de transformação; a divulgação científica sendo focalizada como elemento principal nos processos de educação científica.
id CEDES-2_d7c6806ba1585a831103020f9599e040
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622014000100003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema EducativoDivulgação científicaEducação científicaInceFilmeConsidera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico. O filme apresenta três partes harmônicas: a) contextualização: apresentação genérica da substância; b) segmento experimental: espaço do laboratório e dos experimentos; c) consolidação: destaque para a presença da substância oxigênio em diferentes instâncias, inclusive a militar. Considerando uma nova concepção de processo educativo, à época, destacam-se, das análises: a percepção da Física com sua estrutura experimental e o uso do laboratório; a ideia de aceleração nos campos sociais e econômicos, levando à sensação de transformação; a divulgação científica sendo focalizada como elemento principal nos processos de educação científica.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003Cadernos CEDES v.34 n.92 2014reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622014000100003info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Carmen Irene C. depor2014-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622014000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2014-05-26T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
title Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
spellingShingle Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
Oliveira,Carmen Irene C. de
Divulgação científica
Educação científica
Ince
Filme
title_short Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
title_full Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
title_fullStr Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
title_full_unstemmed Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
title_sort Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo
author Oliveira,Carmen Irene C. de
author_facet Oliveira,Carmen Irene C. de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Carmen Irene C. de
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Educação científica
Ince
Filme
topic Divulgação científica
Educação científica
Ince
Filme
description Considera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico. O filme apresenta três partes harmônicas: a) contextualização: apresentação genérica da substância; b) segmento experimental: espaço do laboratório e dos experimentos; c) consolidação: destaque para a presença da substância oxigênio em diferentes instâncias, inclusive a militar. Considerando uma nova concepção de processo educativo, à época, destacam-se, das análises: a percepção da Física com sua estrutura experimental e o uso do laboratório; a ideia de aceleração nos campos sociais e econômicos, levando à sensação de transformação; a divulgação científica sendo focalizada como elemento principal nos processos de educação científica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622014000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.34 n.92 2014
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605838729216