DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300317 |
Resumo: | O ensaio examina os fundamentos pedagógicos da reforma do ensino geral moçambicano (2003 e 2008), que introduziu o ensino da cadeira de ofícios na educação fundamental e de disciplinas profissionalizantes no ensino médio, para unir escola e trabalho. O referencial teórico para analisar a inclusão do trabalho na escola privilegia o diálogo com Marx e Gramsci. Um breve histórico da dimensão socialista da educação em Moçambique introduz o conceito de educação politécnica no país, contextualizando a sua contemporaneidade, caracterizada pela reestruturação produtiva. Finalmente, apresenta-se a questão: As actuais reformas do ensino fundamental e médio, orientadas para inclusão do trabalho na escola, significam a efectivação da ideia de politecnia? |
id |
CEDES-2_ef15db1a62b3f222eee6bea7f1c36801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622014000300317 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia?MoçambiquePolitecniaEnsino de OfíciosEnsino MédioDisciplinas Profissionalizantes.O ensaio examina os fundamentos pedagógicos da reforma do ensino geral moçambicano (2003 e 2008), que introduziu o ensino da cadeira de ofícios na educação fundamental e de disciplinas profissionalizantes no ensino médio, para unir escola e trabalho. O referencial teórico para analisar a inclusão do trabalho na escola privilegia o diálogo com Marx e Gramsci. Um breve histórico da dimensão socialista da educação em Moçambique introduz o conceito de educação politécnica no país, contextualizando a sua contemporaneidade, caracterizada pela reestruturação produtiva. Finalmente, apresenta-se a questão: As actuais reformas do ensino fundamental e médio, orientadas para inclusão do trabalho na escola, significam a efectivação da ideia de politecnia?CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300317Cadernos CEDES v.34 n.94 2014reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622014000300003info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,António Cipriano Parafinopor2015-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622014000300317Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2015-02-19T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? |
title |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? |
spellingShingle |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? Gonçalves,António Cipriano Parafino Moçambique Politecnia Ensino de Ofícios Ensino Médio Disciplinas Profissionalizantes. |
title_short |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? |
title_full |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? |
title_fullStr |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? |
title_full_unstemmed |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? |
title_sort |
DO ENSINO DE OFÍCIOS À PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE: Finalmente a ideia de politecnia? |
author |
Gonçalves,António Cipriano Parafino |
author_facet |
Gonçalves,António Cipriano Parafino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves,António Cipriano Parafino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moçambique Politecnia Ensino de Ofícios Ensino Médio Disciplinas Profissionalizantes. |
topic |
Moçambique Politecnia Ensino de Ofícios Ensino Médio Disciplinas Profissionalizantes. |
description |
O ensaio examina os fundamentos pedagógicos da reforma do ensino geral moçambicano (2003 e 2008), que introduziu o ensino da cadeira de ofícios na educação fundamental e de disciplinas profissionalizantes no ensino médio, para unir escola e trabalho. O referencial teórico para analisar a inclusão do trabalho na escola privilegia o diálogo com Marx e Gramsci. Um breve histórico da dimensão socialista da educação em Moçambique introduz o conceito de educação politécnica no país, contextualizando a sua contemporaneidade, caracterizada pela reestruturação produtiva. Finalmente, apresenta-se a questão: As actuais reformas do ensino fundamental e médio, orientadas para inclusão do trabalho na escola, significam a efectivação da ideia de politecnia? |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300317 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622014000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.34 n.94 2014 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605854457856 |