Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Maria Teresa de Assunção
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000100007
Resumo: O artigo relata uma pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica, que teve como objetivo a compreensão de sites construídos por adolescentes, como espaços de leitura/escrita e de subjetivação. A leitura/escrita hipertextual se dinamiza e flexibiliza na e pela linguagem, que trava um diálogo com outras interfaces semióticas, o que origina diversificadas formas de textualidade e gêneros discursivos. A partir da categoria do dialogismo bakhtiniano, compreendemos como o hipertexto digital favorece o diálogo entre textos e entre pessoas. Os adolescentes transitam pelo espaço cibernético, reelaborando vivências próprias de seu cotidiano a partir das práticas discursivas que ali produzem. Discutimos, portanto, como os sites construídos por adolescentes podem estar propiciando, por meio da leitura/escrita digital, novas formas de interação e novas possibilidades para a constituição da sua subjetividade.
id CEDES-2_f8b00a8efde940578b8e1be848991855
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622005000100007
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivaçãoLeitura/escritaSitesAdolescentesSubjetivaçãoO artigo relata uma pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica, que teve como objetivo a compreensão de sites construídos por adolescentes, como espaços de leitura/escrita e de subjetivação. A leitura/escrita hipertextual se dinamiza e flexibiliza na e pela linguagem, que trava um diálogo com outras interfaces semióticas, o que origina diversificadas formas de textualidade e gêneros discursivos. A partir da categoria do dialogismo bakhtiniano, compreendemos como o hipertexto digital favorece o diálogo entre textos e entre pessoas. Os adolescentes transitam pelo espaço cibernético, reelaborando vivências próprias de seu cotidiano a partir das práticas discursivas que ali produzem. Discutimos, portanto, como os sites construídos por adolescentes podem estar propiciando, por meio da leitura/escrita digital, novas formas de interação e novas possibilidades para a constituição da sua subjetividade.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000100007Cadernos CEDES v.25 n.65 2005reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622005000100007info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Maria Teresa de Assunçãopor2005-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622005000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2005-05-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
title Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
spellingShingle Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
Freitas,Maria Teresa de Assunção
Leitura/escrita
Sites
Adolescentes
Subjetivação
title_short Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
title_full Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
title_fullStr Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
title_full_unstemmed Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
title_sort Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação
author Freitas,Maria Teresa de Assunção
author_facet Freitas,Maria Teresa de Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Maria Teresa de Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura/escrita
Sites
Adolescentes
Subjetivação
topic Leitura/escrita
Sites
Adolescentes
Subjetivação
description O artigo relata uma pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica, que teve como objetivo a compreensão de sites construídos por adolescentes, como espaços de leitura/escrita e de subjetivação. A leitura/escrita hipertextual se dinamiza e flexibiliza na e pela linguagem, que trava um diálogo com outras interfaces semióticas, o que origina diversificadas formas de textualidade e gêneros discursivos. A partir da categoria do dialogismo bakhtiniano, compreendemos como o hipertexto digital favorece o diálogo entre textos e entre pessoas. Os adolescentes transitam pelo espaço cibernético, reelaborando vivências próprias de seu cotidiano a partir das práticas discursivas que ali produzem. Discutimos, portanto, como os sites construídos por adolescentes podem estar propiciando, por meio da leitura/escrita digital, novas formas de interação e novas possibilidades para a constituição da sua subjetividade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622005000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.25 n.65 2005
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605167640576