Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Cedigma |
Texto Completo: | https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7 |
Resumo: | O estudo trata de uma revisão bibliográfica, descritiva e explicativa. Preocupou-se em demonstrar a relação das expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio. Foram analisados 18 artigos, no período de 2010 a 2019. O objetivo principal do estudo foi demonstrar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para ENEM. Os objetivos específicos foram: compreender os fatores correspondentes às expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos, descrever as expectativas dos pais e a escolha profissional dos alunos, relacionar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o ENEM. O estudo nos possibilitou verificar como as expectativas dos pais podem servir como antecedentes para comportamento ansioso na população pesquisada. Conclui-se que os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, sofre com a influência significativa dos pais através da relação que estabelecem com eles. Além desse fator estressante surgem outros tais como: sociais, econômicos e psicológicos, desencadeador um comportamento ansioso por parte destes estudantes. Finda-se desta forma, que é importante estudar e implantar alternativas e estratégias de apoio a estes indivíduos, para que a situação de estresse e nível de ansiedade apresentados não apresente prejuízos à sua vida |
id |
CEDIGMA-1_77cb52523745418cfa2419a0da29569b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistacedigma.cedigma.com.br:article/7 |
network_acronym_str |
CEDIGMA-1 |
network_name_str |
Revista Cedigma |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médioComportamento AnsiosoOrientação ProfissionalVestibularO estudo trata de uma revisão bibliográfica, descritiva e explicativa. Preocupou-se em demonstrar a relação das expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio. Foram analisados 18 artigos, no período de 2010 a 2019. O objetivo principal do estudo foi demonstrar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para ENEM. Os objetivos específicos foram: compreender os fatores correspondentes às expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos, descrever as expectativas dos pais e a escolha profissional dos alunos, relacionar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o ENEM. O estudo nos possibilitou verificar como as expectativas dos pais podem servir como antecedentes para comportamento ansioso na população pesquisada. Conclui-se que os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, sofre com a influência significativa dos pais através da relação que estabelecem com eles. Além desse fator estressante surgem outros tais como: sociais, econômicos e psicológicos, desencadeador um comportamento ansioso por parte destes estudantes. Finda-se desta forma, que é importante estudar e implantar alternativas e estratégias de apoio a estes indivíduos, para que a situação de estresse e nível de ansiedade apresentados não apresente prejuízos à sua vidaCedigma2024-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/710.5281/zenodo.12175930Revista Cedigma; v. 2 n. 2 (2024): Revista Cedigma #02; 1-222966-1218reponame:Revista Cedigmainstname:Cedigmainstacron:CEDIGMAporhttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7/10Copyright (c) 2024 Revista Cedigmahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVERAS, Josélia C. Lima 2024-06-24T18:11:00Zoai:ojs2.revistacedigma.cedigma.com.br:article/7Revistahttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/PRIhttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/oairevistacedigma@cedigma.com.br2966-12182966-1218opendoar:2024-06-24T18:11Revista Cedigma - Cedigmafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio |
title |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio |
spellingShingle |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio VERAS, Josélia C. Lima Comportamento Ansioso Orientação Profissional Vestibular |
title_short |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio |
title_full |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio |
title_fullStr |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio |
title_sort |
Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio |
author |
VERAS, Josélia C. Lima |
author_facet |
VERAS, Josélia C. Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERAS, Josélia C. Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Ansioso Orientação Profissional Vestibular |
topic |
Comportamento Ansioso Orientação Profissional Vestibular |
description |
O estudo trata de uma revisão bibliográfica, descritiva e explicativa. Preocupou-se em demonstrar a relação das expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio. Foram analisados 18 artigos, no período de 2010 a 2019. O objetivo principal do estudo foi demonstrar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para ENEM. Os objetivos específicos foram: compreender os fatores correspondentes às expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos, descrever as expectativas dos pais e a escolha profissional dos alunos, relacionar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o ENEM. O estudo nos possibilitou verificar como as expectativas dos pais podem servir como antecedentes para comportamento ansioso na população pesquisada. Conclui-se que os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, sofre com a influência significativa dos pais através da relação que estabelecem com eles. Além desse fator estressante surgem outros tais como: sociais, econômicos e psicológicos, desencadeador um comportamento ansioso por parte destes estudantes. Finda-se desta forma, que é importante estudar e implantar alternativas e estratégias de apoio a estes indivíduos, para que a situação de estresse e nível de ansiedade apresentados não apresente prejuízos à sua vida |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7 10.5281/zenodo.12175930 |
url |
https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.12175930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Cedigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Cedigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cedigma |
publisher.none.fl_str_mv |
Cedigma |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Cedigma; v. 2 n. 2 (2024): Revista Cedigma #02; 1-22 2966-1218 reponame:Revista Cedigma instname:Cedigma instacron:CEDIGMA |
instname_str |
Cedigma |
instacron_str |
CEDIGMA |
institution |
CEDIGMA |
reponame_str |
Revista Cedigma |
collection |
Revista Cedigma |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Cedigma - Cedigma |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacedigma@cedigma.com.br |
_version_ |
1811812444503277568 |