Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERAS, Josélia C. Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Cedigma
Texto Completo: https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7
Resumo: O estudo trata de uma revisão bibliográfica, descritiva e explicativa. Preocupou-se em demonstrar a relação das expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio. Foram analisados 18 artigos, no período de 2010 a 2019. O objetivo principal do estudo foi demonstrar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para ENEM. Os objetivos específicos foram: compreender os fatores correspondentes às expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos, descrever as expectativas dos pais e a escolha profissional dos alunos, relacionar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o ENEM. O estudo nos possibilitou verificar como as expectativas dos pais podem servir como antecedentes para comportamento ansioso na população pesquisada. Conclui-se que os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, sofre com a influência significativa dos pais através da relação que estabelecem com eles. Além desse fator estressante surgem outros tais como: sociais, econômicos e psicológicos, desencadeador um comportamento ansioso por parte destes estudantes. Finda-se desta forma, que é importante estudar e implantar alternativas e estratégias de apoio a estes indivíduos, para que a situação de estresse e nível de ansiedade apresentados não apresente prejuízos à sua vida
id CEDIGMA-1_77cb52523745418cfa2419a0da29569b
oai_identifier_str oai:ojs2.revistacedigma.cedigma.com.br:article/7
network_acronym_str CEDIGMA-1
network_name_str Revista Cedigma
repository_id_str
spelling Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médioComportamento AnsiosoOrientação ProfissionalVestibularO estudo trata de uma revisão bibliográfica, descritiva e explicativa. Preocupou-se em demonstrar a relação das expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio. Foram analisados 18 artigos, no período de 2010 a 2019. O objetivo principal do estudo foi demonstrar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para ENEM. Os objetivos específicos foram: compreender os fatores correspondentes às expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos, descrever as expectativas dos pais e a escolha profissional dos alunos, relacionar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o ENEM. O estudo nos possibilitou verificar como as expectativas dos pais podem servir como antecedentes para comportamento ansioso na população pesquisada. Conclui-se que os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, sofre com a influência significativa dos pais através da relação que estabelecem com eles. Além desse fator estressante surgem outros tais como: sociais, econômicos e psicológicos, desencadeador um comportamento ansioso por parte destes estudantes. Finda-se desta forma, que é importante estudar e implantar alternativas e estratégias de apoio a estes indivíduos, para que a situação de estresse e nível de ansiedade apresentados não apresente prejuízos à sua vidaCedigma2024-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/710.5281/zenodo.12175930Revista Cedigma; v. 2 n. 2 (2024): Revista Cedigma #02; 1-222966-1218reponame:Revista Cedigmainstname:Cedigmainstacron:CEDIGMAporhttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7/10Copyright (c) 2024 Revista Cedigmahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVERAS, Josélia C. Lima 2024-06-24T18:11:00Zoai:ojs2.revistacedigma.cedigma.com.br:article/7Revistahttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/PRIhttps://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/oairevistacedigma@cedigma.com.br2966-12182966-1218opendoar:2024-06-24T18:11Revista Cedigma - Cedigmafalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
title Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
spellingShingle Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
VERAS, Josélia C. Lima
Comportamento Ansioso
Orientação Profissional
Vestibular
title_short Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
title_full Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
title_fullStr Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
title_full_unstemmed Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
title_sort Orientação Profissional: As expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio
author VERAS, Josélia C. Lima
author_facet VERAS, Josélia C. Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERAS, Josélia C. Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Ansioso
Orientação Profissional
Vestibular
topic Comportamento Ansioso
Orientação Profissional
Vestibular
description O estudo trata de uma revisão bibliográfica, descritiva e explicativa. Preocupou-se em demonstrar a relação das expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o exame nacional do ensino médio. Foram analisados 18 artigos, no período de 2010 a 2019. O objetivo principal do estudo foi demonstrar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para ENEM. Os objetivos específicos foram: compreender os fatores correspondentes às expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos, descrever as expectativas dos pais e a escolha profissional dos alunos, relacionar as expectativas dos pais e o comportamento ansioso dos alunos que se preparam para o ENEM. O estudo nos possibilitou verificar como as expectativas dos pais podem servir como antecedentes para comportamento ansioso na população pesquisada. Conclui-se que os alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, sofre com a influência significativa dos pais através da relação que estabelecem com eles. Além desse fator estressante surgem outros tais como: sociais, econômicos e psicológicos, desencadeador um comportamento ansioso por parte destes estudantes. Finda-se desta forma, que é importante estudar e implantar alternativas e estratégias de apoio a estes indivíduos, para que a situação de estresse e nível de ansiedade apresentados não apresente prejuízos à sua vida
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7
10.5281/zenodo.12175930
url https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.12175930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacedigma.cedigma.com.br/index.php/cedigma/article/view/7/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Cedigma
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Cedigma
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cedigma
publisher.none.fl_str_mv Cedigma
dc.source.none.fl_str_mv Revista Cedigma; v. 2 n. 2 (2024): Revista Cedigma #02; 1-22
2966-1218
reponame:Revista Cedigma
instname:Cedigma
instacron:CEDIGMA
instname_str Cedigma
instacron_str CEDIGMA
institution CEDIGMA
reponame_str Revista Cedigma
collection Revista Cedigma
repository.name.fl_str_mv Revista Cedigma - Cedigma
repository.mail.fl_str_mv revistacedigma@cedigma.com.br
_version_ 1811812444503277568