INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos de Almeida, Maria Angela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias de Melo, Sandra Helena, Ribeiro do Amaral, Edenia Maria, Mól, Gerson de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional.
id CEEINTER-1_06db4f067f54e77f1dfd3e4262e34634
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXOInterdisciplinaridadeParadigma da ComplexidadeFormação Docente na EscolaInterdisciplinaridadeParadigma da ComplexidadeFormação Docente na EscolaEste artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional.Editora CEEINTER2023-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/45710.56579/rei.v5i3.457Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-1412674-870310.56579/rei.v5i3reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457/604Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos de Almeida, Maria Angela Dias de Melo, Sandra Helena Ribeiro do Amaral, Edenia MariaMól, Gerson de Souza2024-10-31T23:35:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-10-31T23:35:25Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
title INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
Vasconcelos de Almeida, Maria Angela
Interdisciplinaridade
Paradigma da Complexidade
Formação Docente na Escola
Interdisciplinaridade
Paradigma da Complexidade
Formação Docente na Escola
title_short INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
title_full INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
author Vasconcelos de Almeida, Maria Angela
author_facet Vasconcelos de Almeida, Maria Angela
Dias de Melo, Sandra Helena
Ribeiro do Amaral, Edenia Maria
Mól, Gerson de Souza
author_role author
author2 Dias de Melo, Sandra Helena
Ribeiro do Amaral, Edenia Maria
Mól, Gerson de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos de Almeida, Maria Angela
Dias de Melo, Sandra Helena
Ribeiro do Amaral, Edenia Maria
Mól, Gerson de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Paradigma da Complexidade
Formação Docente na Escola
Interdisciplinaridade
Paradigma da Complexidade
Formação Docente na Escola
topic Interdisciplinaridade
Paradigma da Complexidade
Formação Docente na Escola
Interdisciplinaridade
Paradigma da Complexidade
Formação Docente na Escola
description Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457
10.56579/rei.v5i3.457
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457
identifier_str_mv 10.56579/rei.v5i3.457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457/604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141
2674-8703
10.56579/rei.v5i3
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749965709312