INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional. |
id |
CEEINTER-1_06db4f067f54e77f1dfd3e4262e34634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXOInterdisciplinaridadeParadigma da ComplexidadeFormação Docente na EscolaInterdisciplinaridadeParadigma da ComplexidadeFormação Docente na EscolaEste artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional.Editora CEEINTER2023-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/45710.56579/rei.v5i3.457Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-1412674-870310.56579/rei.v5i3reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457/604Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos de Almeida, Maria Angela Dias de Melo, Sandra Helena Ribeiro do Amaral, Edenia MariaMól, Gerson de Souza2024-10-31T23:35:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-10-31T23:35:25Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO Vasconcelos de Almeida, Maria Angela Interdisciplinaridade Paradigma da Complexidade Formação Docente na Escola Interdisciplinaridade Paradigma da Complexidade Formação Docente na Escola |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO |
author |
Vasconcelos de Almeida, Maria Angela |
author_facet |
Vasconcelos de Almeida, Maria Angela Dias de Melo, Sandra Helena Ribeiro do Amaral, Edenia Maria Mól, Gerson de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Dias de Melo, Sandra Helena Ribeiro do Amaral, Edenia Maria Mól, Gerson de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos de Almeida, Maria Angela Dias de Melo, Sandra Helena Ribeiro do Amaral, Edenia Maria Mól, Gerson de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Paradigma da Complexidade Formação Docente na Escola Interdisciplinaridade Paradigma da Complexidade Formação Docente na Escola |
topic |
Interdisciplinaridade Paradigma da Complexidade Formação Docente na Escola Interdisciplinaridade Paradigma da Complexidade Formação Docente na Escola |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457 10.56579/rei.v5i3.457 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v5i3.457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/457/604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 3 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares |Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina; 113-141 2674-8703 10.56579/rei.v5i3 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749965709312 |