INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seidi, Mutaro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marcelino Intumbo, Levi, Caetano, Luís Miguel Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336
Resumo: A Guiné-Bissau é um país que, após declarar a sua independência, mergulhou numa sucessão de crises políticas envolvendo, na maioria das vezes, a classe castrense. Essas crises afetaram vários setores da sociedade guineense, nomeadamente, as organizações públicas. Um dos setores mais afetados foi a educação, apresentando indicadores frágeis ao nível do investimento público, infraestruturas escolares, formação de professores, entre outros aspectos. A situação tem merecido a atenção de investigadores e organizações internacionais que atuam no país, destacando os riscos para o desenvolvimento e progresso da nação. O artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos da instabilidade política nas políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e documentais. Os resultados apontam que a instabilidade política é um dos elementos principais para o agravamento das políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau, provocando dificuldades ao nível das questões estruturais, nepotismo, falta de investimentos, elevadas taxas de abandono escolar, problemas de formação de professores, reduzidos índices de inovação, fuga de recursos humanos, culminando no baixo desempenho geral do sistema educativo nacional. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação; Instabilidade Política; Guiné-Bissau.
id CEEINTER-1_49bdfd67b0125937ed57a3578d999993
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/336
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAUPolíticas PúblicasEducaçãoInstabilidade PolíticaGuiné-BissauPolíticas PúblicasA Guiné-Bissau é um país que, após declarar a sua independência, mergulhou numa sucessão de crises políticas envolvendo, na maioria das vezes, a classe castrense. Essas crises afetaram vários setores da sociedade guineense, nomeadamente, as organizações públicas. Um dos setores mais afetados foi a educação, apresentando indicadores frágeis ao nível do investimento público, infraestruturas escolares, formação de professores, entre outros aspectos. A situação tem merecido a atenção de investigadores e organizações internacionais que atuam no país, destacando os riscos para o desenvolvimento e progresso da nação. O artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos da instabilidade política nas políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e documentais. Os resultados apontam que a instabilidade política é um dos elementos principais para o agravamento das políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau, provocando dificuldades ao nível das questões estruturais, nepotismo, falta de investimentos, elevadas taxas de abandono escolar, problemas de formação de professores, reduzidos índices de inovação, fuga de recursos humanos, culminando no baixo desempenho geral do sistema educativo nacional. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação; Instabilidade Política; Guiné-Bissau.Editora CEEINTER2022-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 3 (2022): Dossiê: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ; 63-72Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 3 (2022): Dossiê: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ; 63-72Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 3 (2022): Dossiê: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ; 63-722674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336/377Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessSeidi, MutaroMarcelino Intumbo, LeviCaetano, Luís Miguel Dias2022-12-18T20:41:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/336Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2022-12-18T20:41:06Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
title INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
spellingShingle INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
Seidi, Mutaro
Políticas Públicas
Educação
Instabilidade Política
Guiné-Bissau
Políticas Públicas
title_short INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
title_full INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
title_fullStr INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
title_full_unstemmed INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
title_sort INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU
author Seidi, Mutaro
author_facet Seidi, Mutaro
Marcelino Intumbo, Levi
Caetano, Luís Miguel Dias
author_role author
author2 Marcelino Intumbo, Levi
Caetano, Luís Miguel Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seidi, Mutaro
Marcelino Intumbo, Levi
Caetano, Luís Miguel Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Educação
Instabilidade Política
Guiné-Bissau
Políticas Públicas
topic Políticas Públicas
Educação
Instabilidade Política
Guiné-Bissau
Políticas Públicas
description A Guiné-Bissau é um país que, após declarar a sua independência, mergulhou numa sucessão de crises políticas envolvendo, na maioria das vezes, a classe castrense. Essas crises afetaram vários setores da sociedade guineense, nomeadamente, as organizações públicas. Um dos setores mais afetados foi a educação, apresentando indicadores frágeis ao nível do investimento público, infraestruturas escolares, formação de professores, entre outros aspectos. A situação tem merecido a atenção de investigadores e organizações internacionais que atuam no país, destacando os riscos para o desenvolvimento e progresso da nação. O artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos da instabilidade política nas políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e documentais. Os resultados apontam que a instabilidade política é um dos elementos principais para o agravamento das políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau, provocando dificuldades ao nível das questões estruturais, nepotismo, falta de investimentos, elevadas taxas de abandono escolar, problemas de formação de professores, reduzidos índices de inovação, fuga de recursos humanos, culminando no baixo desempenho geral do sistema educativo nacional. Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação; Instabilidade Política; Guiné-Bissau.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336/377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 3 (2022): Dossiê: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ; 63-72
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 3 (2022): Dossiê: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ; 63-72
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 3 (2022): Dossiê: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ; 63-72
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749881823232