O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Sônego, Márcio Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
DOI: 10.56579/rei.v5i4.423
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/423
Resumo: Este artigo tem como objetivo recuperar histórias de trabalhadores negros nos primórdios de fundação do Clube União Operária de Alegrete, fundado em 1925. Com este estudo, se busca verificar a atuação vivida por operários (as) negros (as) na construção e formação desta entidade operária e quase centenária. Com base no cruzamento de diversas fontes históricas, como documentos cartoriais, paroquiais, imprensa, livros de atas e sócios do clube, foi possível perceber a vivência associativa dos trabalhadores negros e de seus familiares, reconstruindo trajetórias e experiências sociais no espaço social do Clube União Operária. Com essa pesquisa, comprovei algumas hipóteses, sendo que a principal é evidenciar que os afrodescendentes já estavam inseridos e atuantes desde o início e origem da entidade associativa. Através das histórias de alguns personagens, se percebe que a comunidade negra de Alegrete, no período pós-abolição, definiu o Clube União Operária como seu lugar social, um local do livre exercício da cultura e identidade negra, uma entidade operária na qual não havia restrições em relação aos seus frequentadores. Os trabalhadores negros se sentiram amparados e confortáveis por estarem entre os seus, em liberdade, num espaço associativo e com estabelecimento de laços de solidariedade de classe entre seus membros, sócios, sócias e respectivas famílias.      
id CEEINTER-1_563a90aa61855bb4b88f51eaedc5d56a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/423
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
spelling O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)Trabalhadores negrosAssociativismoPós-AboliçãoClubes sociais negrosEste artigo tem como objetivo recuperar histórias de trabalhadores negros nos primórdios de fundação do Clube União Operária de Alegrete, fundado em 1925. Com este estudo, se busca verificar a atuação vivida por operários (as) negros (as) na construção e formação desta entidade operária e quase centenária. Com base no cruzamento de diversas fontes históricas, como documentos cartoriais, paroquiais, imprensa, livros de atas e sócios do clube, foi possível perceber a vivência associativa dos trabalhadores negros e de seus familiares, reconstruindo trajetórias e experiências sociais no espaço social do Clube União Operária. Com essa pesquisa, comprovei algumas hipóteses, sendo que a principal é evidenciar que os afrodescendentes já estavam inseridos e atuantes desde o início e origem da entidade associativa. Através das histórias de alguns personagens, se percebe que a comunidade negra de Alegrete, no período pós-abolição, definiu o Clube União Operária como seu lugar social, um local do livre exercício da cultura e identidade negra, uma entidade operária na qual não havia restrições em relação aos seus frequentadores. Os trabalhadores negros se sentiram amparados e confortáveis por estarem entre os seus, em liberdade, num espaço associativo e com estabelecimento de laços de solidariedade de classe entre seus membros, sócios, sócias e respectivas famílias.      Editora CEEINTER2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/42310.56579/rei.v5i4.423Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 88-112Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 88-112Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 88-1122674-870310.56579/rei.v5i4reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/423/693Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Sônego, Márcio Jesus2023-09-23T23:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/423Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-09-23T23:53:26Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
title O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
spellingShingle O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
Ferreira Sônego, Márcio Jesus
Trabalhadores negros
Associativismo
Pós-Abolição
Clubes sociais negros
Ferreira Sônego, Márcio Jesus
Trabalhadores negros
Associativismo
Pós-Abolição
Clubes sociais negros
title_short O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
title_full O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
title_fullStr O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
title_full_unstemmed O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
title_sort O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)
author Ferreira Sônego, Márcio Jesus
author_facet Ferreira Sônego, Márcio Jesus
Ferreira Sônego, Márcio Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Sônego, Márcio Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhadores negros
Associativismo
Pós-Abolição
Clubes sociais negros
topic Trabalhadores negros
Associativismo
Pós-Abolição
Clubes sociais negros
description Este artigo tem como objetivo recuperar histórias de trabalhadores negros nos primórdios de fundação do Clube União Operária de Alegrete, fundado em 1925. Com este estudo, se busca verificar a atuação vivida por operários (as) negros (as) na construção e formação desta entidade operária e quase centenária. Com base no cruzamento de diversas fontes históricas, como documentos cartoriais, paroquiais, imprensa, livros de atas e sócios do clube, foi possível perceber a vivência associativa dos trabalhadores negros e de seus familiares, reconstruindo trajetórias e experiências sociais no espaço social do Clube União Operária. Com essa pesquisa, comprovei algumas hipóteses, sendo que a principal é evidenciar que os afrodescendentes já estavam inseridos e atuantes desde o início e origem da entidade associativa. Através das histórias de alguns personagens, se percebe que a comunidade negra de Alegrete, no período pós-abolição, definiu o Clube União Operária como seu lugar social, um local do livre exercício da cultura e identidade negra, uma entidade operária na qual não havia restrições em relação aos seus frequentadores. Os trabalhadores negros se sentiram amparados e confortáveis por estarem entre os seus, em liberdade, num espaço associativo e com estabelecimento de laços de solidariedade de classe entre seus membros, sócios, sócias e respectivas famílias.      
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/423
10.56579/rei.v5i4.423
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/423
identifier_str_mv 10.56579/rei.v5i4.423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/423/693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 88-112
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 88-112
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 88-112
2674-8703
10.56579/rei.v5i4
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1822245037398818816
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.56579/rei.v5i4.423