A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neder, Erika
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Suzane Carvalho Domingos, gustavo gabaldo, graziella montes valverde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738
Resumo: A educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.   
id CEEINTER-1_5ba35120447ed12046854983ee19dd25
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/738
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.pessoa com deficienciainclusaoA educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.   Editora CEEINTER2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/73810.56579/rei.v5i4.738Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-4652674-870310.56579/rei.v5i4reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738/694Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessNeder, ErikaSuzane Carvalho Domingosgustavo gabaldograziella montes valverde2023-09-23T23:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/738Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-09-23T23:53:26Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
spellingShingle A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Neder, Erika
Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.
pessoa com deficiencia
inclusao
title_short A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author Neder, Erika
author_facet Neder, Erika
Suzane Carvalho Domingos
gustavo gabaldo
graziella montes valverde
author_role author
author2 Suzane Carvalho Domingos
gustavo gabaldo
graziella montes valverde
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neder, Erika
Suzane Carvalho Domingos
gustavo gabaldo
graziella montes valverde
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.
pessoa com deficiencia
inclusao
topic Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.
pessoa com deficiencia
inclusao
description A educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.   
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738
10.56579/rei.v5i4.738
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738
identifier_str_mv 10.56579/rei.v5i4.738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738/694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465
2674-8703
10.56579/rei.v5i4
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983750586466304