A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738 |
Resumo: | A educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo. |
id |
CEEINTER-1_5ba35120447ed12046854983ee19dd25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/738 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.pessoa com deficienciainclusaoA educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo. Editora CEEINTER2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/73810.56579/rei.v5i4.738Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-4652674-870310.56579/rei.v5i4reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738/694Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessNeder, ErikaSuzane Carvalho Domingosgustavo gabaldograziella montes valverde2023-09-23T23:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/738Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-09-23T23:53:26Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
spellingShingle |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Neder, Erika Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil. pessoa com deficiencia inclusao |
title_short |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_fullStr |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_sort |
A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
author |
Neder, Erika |
author_facet |
Neder, Erika Suzane Carvalho Domingos gustavo gabaldo graziella montes valverde |
author_role |
author |
author2 |
Suzane Carvalho Domingos gustavo gabaldo graziella montes valverde |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neder, Erika Suzane Carvalho Domingos gustavo gabaldo graziella montes valverde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil. pessoa com deficiencia inclusao |
topic |
Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil. pessoa com deficiencia inclusao |
description |
A educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738 10.56579/rei.v5i4.738 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v5i4.738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/738/694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 451-465 2674-8703 10.56579/rei.v5i4 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983750586466304 |