OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412 |
Resumo: | A educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente. |
id |
CEEINTER-1_6cf15f409cecc16fe2007e8741143b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIROEducação de qualidadeDesenvolvimento SustentávelAgenda 2030Agenda 2030;Desenvolvimento SustentavelEducaçãoMetas GlobaisA educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente.Editora CEEINTER2023-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-1242674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412/577Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessWentroba, JaíneVogt , Paola De Lira Roedel Botelho , Louise 2023-05-03T20:13:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-05-03T20:13:22Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
spellingShingle |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO Wentroba, Jaíne Educação de qualidade Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030 Agenda 2030; Desenvolvimento Sustentavel Educação Metas Globais |
title_short |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_fullStr |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_sort |
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
author |
Wentroba, Jaíne |
author_facet |
Wentroba, Jaíne Vogt , Paola De Lira Roedel Botelho , Louise |
author_role |
author |
author2 |
Vogt , Paola De Lira Roedel Botelho , Louise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wentroba, Jaíne Vogt , Paola De Lira Roedel Botelho , Louise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de qualidade Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030 Agenda 2030; Desenvolvimento Sustentavel Educação Metas Globais |
topic |
Educação de qualidade Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030 Agenda 2030; Desenvolvimento Sustentavel Educação Metas Globais |
description |
A educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412/577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749917474816 |