OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wentroba, Jaíne
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vogt , Paola, De Lira Roedel Botelho , Louise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412
Resumo: A educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente.
id CEEINTER-1_6cf15f409cecc16fe2007e8741143b78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIROEducação de qualidadeDesenvolvimento SustentávelAgenda 2030Agenda 2030;Desenvolvimento SustentavelEducaçãoMetas GlobaisA educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente.Editora CEEINTER2023-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-1242674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412/577Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessWentroba, JaíneVogt , Paola De Lira Roedel Botelho , Louise 2023-05-03T20:13:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/412Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-05-03T20:13:22Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
spellingShingle OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Wentroba, Jaíne
Educação de qualidade
Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Agenda 2030;
Desenvolvimento Sustentavel
Educação
Metas Globais
title_short OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_full OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_fullStr OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_full_unstemmed OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_sort OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
author Wentroba, Jaíne
author_facet Wentroba, Jaíne
Vogt , Paola
De Lira Roedel Botelho , Louise
author_role author
author2 Vogt , Paola
De Lira Roedel Botelho , Louise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wentroba, Jaíne
Vogt , Paola
De Lira Roedel Botelho , Louise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de qualidade
Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Agenda 2030;
Desenvolvimento Sustentavel
Educação
Metas Globais
topic Educação de qualidade
Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Agenda 2030;
Desenvolvimento Sustentavel
Educação
Metas Globais
description A educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412/577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 2 (2023): Revista de Estudos Interdisciplinares; 110-124
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749917474816