HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santis, Erik Luís
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes Stasiaki, Fagner, Oliveira Menezes, Amanda, schonorrenberger, Neusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278
Resumo: Em um país em que o racismo é estrutural e institucional, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do ensino público a partir da Lei Federal 10.639/2003. Lei que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, e sobre o desenvolvimento dessas práticas pedagógicas da qual há um déficit arraigado advindo do colonialismo, alimentando o preconceito e impactando fortemente no processo de aprendizagem. Nesse sentido, entender a importância e o papel social de determinada Lei para as crianças que além de conhecerem diferentes referências, o significado da representatividade e que as produções negras são importantes, uma vez que a história desses por muito tempo foi relatada pela perspectiva do branco. A realização dessa pesquisa se dará pelo método dedutivo e será instruída por uma análise qualitativa a partir de referências bibliográficas na área educacional e jurídica, bem como o uso de reportagens. Com isso, se questiona, a lei infraconstitucional vem cumprindo seu papel e de que forma o Estado pode contribuir para que tal Lei se materialize, facilitando uma prática-política-pedagógica antirracista?  
id CEEINTER-1_6e98876650488414146b40be330969eb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/278
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003Afro-Brasileira; História; Lei 10639/2003; Ensino; Representatividade.EducaçãoLeiEm um país em que o racismo é estrutural e institucional, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do ensino público a partir da Lei Federal 10.639/2003. Lei que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, e sobre o desenvolvimento dessas práticas pedagógicas da qual há um déficit arraigado advindo do colonialismo, alimentando o preconceito e impactando fortemente no processo de aprendizagem. Nesse sentido, entender a importância e o papel social de determinada Lei para as crianças que além de conhecerem diferentes referências, o significado da representatividade e que as produções negras são importantes, uma vez que a história desses por muito tempo foi relatada pela perspectiva do branco. A realização dessa pesquisa se dará pelo método dedutivo e será instruída por uma análise qualitativa a partir de referências bibliográficas na área educacional e jurídica, bem como o uso de reportagens. Com isso, se questiona, a lei infraconstitucional vem cumprindo seu papel e de que forma o Estado pode contribuir para que tal Lei se materialize, facilitando uma prática-política-pedagógica antirracista?  Editora CEEINTER2022-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 84-95Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 84-95Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 84-952674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278/355Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessde Santis, Erik LuísFernandes Stasiaki, Fagner Oliveira Menezes, Amanda schonorrenberger, Neusa 2022-08-18T04:02:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/278Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2022-08-18T04:02:14Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
title HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
spellingShingle HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
de Santis, Erik Luís
Afro-Brasileira; História; Lei 10639/2003; Ensino; Representatividade.
Educação
Lei
title_short HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
title_full HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
title_fullStr HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
title_full_unstemmed HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
title_sort HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
author de Santis, Erik Luís
author_facet de Santis, Erik Luís
Fernandes Stasiaki, Fagner
Oliveira Menezes, Amanda
schonorrenberger, Neusa
author_role author
author2 Fernandes Stasiaki, Fagner
Oliveira Menezes, Amanda
schonorrenberger, Neusa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santis, Erik Luís
Fernandes Stasiaki, Fagner
Oliveira Menezes, Amanda
schonorrenberger, Neusa
dc.subject.por.fl_str_mv Afro-Brasileira; História; Lei 10639/2003; Ensino; Representatividade.
Educação
Lei
topic Afro-Brasileira; História; Lei 10639/2003; Ensino; Representatividade.
Educação
Lei
description Em um país em que o racismo é estrutural e institucional, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do ensino público a partir da Lei Federal 10.639/2003. Lei que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, e sobre o desenvolvimento dessas práticas pedagógicas da qual há um déficit arraigado advindo do colonialismo, alimentando o preconceito e impactando fortemente no processo de aprendizagem. Nesse sentido, entender a importância e o papel social de determinada Lei para as crianças que além de conhecerem diferentes referências, o significado da representatividade e que as produções negras são importantes, uma vez que a história desses por muito tempo foi relatada pela perspectiva do branco. A realização dessa pesquisa se dará pelo método dedutivo e será instruída por uma análise qualitativa a partir de referências bibliográficas na área educacional e jurídica, bem como o uso de reportagens. Com isso, se questiona, a lei infraconstitucional vem cumprindo seu papel e de que forma o Estado pode contribuir para que tal Lei se materialize, facilitando uma prática-política-pedagógica antirracista?  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278/355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 84-95
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 84-95
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 84-95
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749869240320