PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serres, Leandro de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sávio Campos de Azevedo, Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/37
Resumo: O presente artigo aborda conceitos estruturantes da cultura material e imaterial nacional, bem como a trajetória das políticas do patrimônio no Brasil e suas contribuições para a revalidação da cultura brasileira, bem como busca traçar uma linha temporal de fatos pertinentes de sua evolução. As abordagens metodológicas acerca do elemento “patrimônio” são plausíveis de análise pelo viés de sua inserção enquanto macro conceito e, com o passar do tempo, vai sendo desmistificada a visão que vinculava o patrimônio apenas às grandes obras arquitetônicas, via de regra determinadas pelas ditas “elites”, sejam estas econômicas, sociais, culturais e políticas. Por fim, mas não menos importante, aborda a importância da inserção da Educação Patrimonial na vida das comunidades locais, por acreditar ser a Educação, a única e maior forma de promover a emancipação cultural destas populações esquecidas, introjetando nos jovens os saberes acerca de sua origem e, transmitindo-lhes os saberes necessários para que, além de elos, sejam ferramentas de propagação de suas culturas, emancipando de maneira maiúscula a enorme diversidade cultural de nosso Brasil.
id CEEINTER-1_961419a0461d400c48507f90189e5d02
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCALPatrimônio Material e Imaterial; Cultura; Identidade; Memória; Educação Patrimonial.nenhumO presente artigo aborda conceitos estruturantes da cultura material e imaterial nacional, bem como a trajetória das políticas do patrimônio no Brasil e suas contribuições para a revalidação da cultura brasileira, bem como busca traçar uma linha temporal de fatos pertinentes de sua evolução. As abordagens metodológicas acerca do elemento “patrimônio” são plausíveis de análise pelo viés de sua inserção enquanto macro conceito e, com o passar do tempo, vai sendo desmistificada a visão que vinculava o patrimônio apenas às grandes obras arquitetônicas, via de regra determinadas pelas ditas “elites”, sejam estas econômicas, sociais, culturais e políticas. Por fim, mas não menos importante, aborda a importância da inserção da Educação Patrimonial na vida das comunidades locais, por acreditar ser a Educação, a única e maior forma de promover a emancipação cultural destas populações esquecidas, introjetando nos jovens os saberes acerca de sua origem e, transmitindo-lhes os saberes necessários para que, além de elos, sejam ferramentas de propagação de suas culturas, emancipando de maneira maiúscula a enorme diversidade cultural de nosso Brasil.Editora CEEINTER2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/37Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 1 (2021): Dossiê: Políticas Públicas e Interseccionalidades Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 1 (2021): Dossiê: Políticas Públicas e Interseccionalidades Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 1 (2021): Dossiê: Políticas Públicas e Interseccionalidades 2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/37/33NenhumCopyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessSerres, Leandro de AlmeidaSávio Campos de Azevedo, Domingos 2021-07-13T13:05:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-07-13T13:05:29Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
title PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
spellingShingle PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
Serres, Leandro de Almeida
Patrimônio Material e Imaterial; Cultura; Identidade; Memória; Educação Patrimonial.
nenhum
title_short PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
title_full PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
title_fullStr PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
title_full_unstemmed PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
title_sort PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
author Serres, Leandro de Almeida
author_facet Serres, Leandro de Almeida
Sávio Campos de Azevedo, Domingos
author_role author
author2 Sávio Campos de Azevedo, Domingos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serres, Leandro de Almeida
Sávio Campos de Azevedo, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Material e Imaterial; Cultura; Identidade; Memória; Educação Patrimonial.
nenhum
topic Patrimônio Material e Imaterial; Cultura; Identidade; Memória; Educação Patrimonial.
nenhum
description O presente artigo aborda conceitos estruturantes da cultura material e imaterial nacional, bem como a trajetória das políticas do patrimônio no Brasil e suas contribuições para a revalidação da cultura brasileira, bem como busca traçar uma linha temporal de fatos pertinentes de sua evolução. As abordagens metodológicas acerca do elemento “patrimônio” são plausíveis de análise pelo viés de sua inserção enquanto macro conceito e, com o passar do tempo, vai sendo desmistificada a visão que vinculava o patrimônio apenas às grandes obras arquitetônicas, via de regra determinadas pelas ditas “elites”, sejam estas econômicas, sociais, culturais e políticas. Por fim, mas não menos importante, aborda a importância da inserção da Educação Patrimonial na vida das comunidades locais, por acreditar ser a Educação, a única e maior forma de promover a emancipação cultural destas populações esquecidas, introjetando nos jovens os saberes acerca de sua origem e, transmitindo-lhes os saberes necessários para que, além de elos, sejam ferramentas de propagação de suas culturas, emancipando de maneira maiúscula a enorme diversidade cultural de nosso Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/37
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/37/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nenhum
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 1 (2021): Dossiê: Políticas Públicas e Interseccionalidades
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 1 (2021): Dossiê: Políticas Públicas e Interseccionalidades
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 1 (2021): Dossiê: Políticas Públicas e Interseccionalidades
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983748668620800