AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora Raitz
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mello, Cleverson Molinari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino.
id CEEINTER-1_a979c6ac0aecad62953745e96d54b1a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAISEducaçãoPolíticas PúblicasEJATecnologias digitaisEducação de Jovens e AdultosEJAEsta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino.Editora CEEINTER2024-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/151010.56579/rei.v6i2.1510Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-252674-870310.56579/rei.v6i2reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510/1265Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Débora RaitzMello, Cleverson Molinari2024-09-05T14:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-09-05T14:52:03Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
spellingShingle AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Silva, Débora Raitz
Educação
Políticas Públicas
EJA
Tecnologias digitais
Educação de Jovens e Adultos
EJA
title_short AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_fullStr AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full_unstemmed AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_sort AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
author Silva, Débora Raitz
author_facet Silva, Débora Raitz
Mello, Cleverson Molinari
author_role author
author2 Mello, Cleverson Molinari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora Raitz
Mello, Cleverson Molinari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Políticas Públicas
EJA
Tecnologias digitais
Educação de Jovens e Adultos
EJA
topic Educação
Políticas Públicas
EJA
Tecnologias digitais
Educação de Jovens e Adultos
EJA
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510
10.56579/rei.v6i2.1510
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510
identifier_str_mv 10.56579/rei.v6i2.1510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510/1265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25
2674-8703
10.56579/rei.v6i2
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983751553253376