AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino. |
id |
CEEINTER-1_a979c6ac0aecad62953745e96d54b1a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAISEducaçãoPolíticas PúblicasEJATecnologias digitaisEducação de Jovens e AdultosEJAEsta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino.Editora CEEINTER2024-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/151010.56579/rei.v6i2.1510Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-252674-870310.56579/rei.v6i2reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510/1265Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Débora RaitzMello, Cleverson Molinari2024-09-05T14:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-09-05T14:52:03Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
spellingShingle |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Silva, Débora Raitz Educação Políticas Públicas EJA Tecnologias digitais Educação de Jovens e Adultos EJA |
title_short |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_full |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_fullStr |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
title_sort |
AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
author |
Silva, Débora Raitz |
author_facet |
Silva, Débora Raitz Mello, Cleverson Molinari |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Cleverson Molinari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Débora Raitz Mello, Cleverson Molinari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Políticas Públicas EJA Tecnologias digitais Educação de Jovens e Adultos EJA |
topic |
Educação Políticas Públicas EJA Tecnologias digitais Educação de Jovens e Adultos EJA |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510 10.56579/rei.v6i2.1510 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v6i2.1510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1510/1265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25 2674-8703 10.56579/rei.v6i2 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983751553253376 |