Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo: resultados de treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva,Tássia Marina Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gama,Ana Cristina Côrtes, Teixeira,Letícia Caldas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200498
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever as mudanças dos recursos vocais e gestuais de uma simulação de passagem de reportagem para a televisão após treinamento fonoaudiológico para estudantes de Jornalismo. Métodos: estudo longitudinal, no qual participaram 23 estudantes de um curso de Comunicação Social, de ambos os gêneros, com média de idade de 22 anos. Um treinamento teórico-prático de expressividade vocal e gestual para apresentações em telejornalismo foi ministrado para os estudantes. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos - grupo treinamento e grupo controle. Para avaliação do efeito do treinamento dois procedimentos foram utilizados: autoavaliação geral da expressividade e uma avaliação fonoaudiológica dos aspectos vocais, corporais e de expressividade geral. Resultados: dos 12 participantes do grupo treinamento, nove (75%) apresentaram mudanças positivas, principalmente na expressão geral e nos parâmetros curva melódica, ênfase e pausa (75%). Os parâmetros que menos se modificaram foram loudness (5,33%) e ressonância (25%). No grupo controle, 70% dos participantes tiveram a expressão geral e os parâmetros específicos considerados como similares. Após o treinamento os participantes do grupo treinamento autoavaliaram a expressão geral de forma positiva (média das notas de 8,2) e apontaram que o treinamento contribuiu para a formação profissional (média das notas de 9,8). Conclusão: o treinamento "Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo" promove mudanças na expressividade em estudantes de Jornalismo. A melhora é expressiva para a expressão geral, ênfase, curva melódica e pausa. As mudanças indicadas na autoavaliação da expressividade geral foram maiores do que as indicadas na avaliação fonoaudiológica após o treinamento.
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