Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000100005 |
Resumo: | OBJETIVO: analisar o desempenho na expressão escrita e classificar os erros da produção ortográfica que ocorrem durante as quatro primeiras séries do ensino fundamental, identificando os erros ortográficos mais freqüentes e descrevendo a evolução dos mesmos, comparando-os por série e gênero. MÉTODO: foi realizado um estudo transversal na população de alunos de 1ª a 4ª série de uma escola estadual do município de Porto Alegre. Foram avaliados 214 sujeitos por meio do ditado de palavras do subteste da escrita do Teste de Desempenho Escolar. RESULTADOS: foram observados maiores níveis de suficiência no domínio da expressão escrita nas séries iniciais; os sujeitos da 4ª série demonstraram dificuldade no domínio das regras de acentuação. Por meio da análise do ditado, constatou-se que os erros de representações múltiplas (14,76%) foram os mais freqüentes nesta população. Quando comparado os diferentes tipos de erros ortográficos verificados nas quatro séries em conjunto, observou-se que houve diferença significante entre as mesmas no decorrer das séries (P<0,05), exceto para os erros de junção-separação (P=0,09), confusão nas terminações am x ão (P=0,36) e confusão entre letras parecidas (P=0,27). Houve maior freqüência de erros ortográficos e menor domínio na expressão escrita para o gênero masculino, mas estatisticamente esta diferença não foi significante. CONCLUSÃO: os erros ortográficos tenderam a diminuir progressivamente com a escolaridade, entretanto o mesmo não ocorreu com o nível de suficiência no domínio da expressão escrita que envolve regras contextuais complexas. |
id |
CEFAC-1_0a27f11b95914ea3393e0b6e027bcac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462012000100005 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficosEscrita ManualEducaçãoAprendizagemOBJETIVO: analisar o desempenho na expressão escrita e classificar os erros da produção ortográfica que ocorrem durante as quatro primeiras séries do ensino fundamental, identificando os erros ortográficos mais freqüentes e descrevendo a evolução dos mesmos, comparando-os por série e gênero. MÉTODO: foi realizado um estudo transversal na população de alunos de 1ª a 4ª série de uma escola estadual do município de Porto Alegre. Foram avaliados 214 sujeitos por meio do ditado de palavras do subteste da escrita do Teste de Desempenho Escolar. RESULTADOS: foram observados maiores níveis de suficiência no domínio da expressão escrita nas séries iniciais; os sujeitos da 4ª série demonstraram dificuldade no domínio das regras de acentuação. Por meio da análise do ditado, constatou-se que os erros de representações múltiplas (14,76%) foram os mais freqüentes nesta população. Quando comparado os diferentes tipos de erros ortográficos verificados nas quatro séries em conjunto, observou-se que houve diferença significante entre as mesmas no decorrer das séries (P<0,05), exceto para os erros de junção-separação (P=0,09), confusão nas terminações am x ão (P=0,36) e confusão entre letras parecidas (P=0,27). Houve maior freqüência de erros ortográficos e menor domínio na expressão escrita para o gênero masculino, mas estatisticamente esta diferença não foi significante. CONCLUSÃO: os erros ortográficos tenderam a diminuir progressivamente com a escolaridade, entretanto o mesmo não ocorreu com o nível de suficiência no domínio da expressão escrita que envolve regras contextuais complexas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000100005Revista CEFAC v.14 n.1 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000087info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Clarice CostaGomes,ErissandraPedroso,Fleming Salvadorpor2012-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000100005Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-03-02T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos |
title |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos |
spellingShingle |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos Rosa,Clarice Costa Escrita Manual Educação Aprendizagem |
title_short |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos |
title_full |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos |
title_fullStr |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos |
title_full_unstemmed |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos |
title_sort |
Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos |
author |
Rosa,Clarice Costa |
author_facet |
Rosa,Clarice Costa Gomes,Erissandra Pedroso,Fleming Salvador |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Erissandra Pedroso,Fleming Salvador |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa,Clarice Costa Gomes,Erissandra Pedroso,Fleming Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Manual Educação Aprendizagem |
topic |
Escrita Manual Educação Aprendizagem |
description |
OBJETIVO: analisar o desempenho na expressão escrita e classificar os erros da produção ortográfica que ocorrem durante as quatro primeiras séries do ensino fundamental, identificando os erros ortográficos mais freqüentes e descrevendo a evolução dos mesmos, comparando-os por série e gênero. MÉTODO: foi realizado um estudo transversal na população de alunos de 1ª a 4ª série de uma escola estadual do município de Porto Alegre. Foram avaliados 214 sujeitos por meio do ditado de palavras do subteste da escrita do Teste de Desempenho Escolar. RESULTADOS: foram observados maiores níveis de suficiência no domínio da expressão escrita nas séries iniciais; os sujeitos da 4ª série demonstraram dificuldade no domínio das regras de acentuação. Por meio da análise do ditado, constatou-se que os erros de representações múltiplas (14,76%) foram os mais freqüentes nesta população. Quando comparado os diferentes tipos de erros ortográficos verificados nas quatro séries em conjunto, observou-se que houve diferença significante entre as mesmas no decorrer das séries (P<0,05), exceto para os erros de junção-separação (P=0,09), confusão nas terminações am x ão (P=0,36) e confusão entre letras parecidas (P=0,27). Houve maior freqüência de erros ortográficos e menor domínio na expressão escrita para o gênero masculino, mas estatisticamente esta diferença não foi significante. CONCLUSÃO: os erros ortográficos tenderam a diminuir progressivamente com a escolaridade, entretanto o mesmo não ocorreu com o nível de suficiência no domínio da expressão escrita que envolve regras contextuais complexas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462011005000087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.14 n.1 2012 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122576727113728 |