Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Ana Paula Ramos de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pagliarin,Karina Carlesso, Ceron,Marizete Ilha, Deuschle,Vanessa Panda, Keske-Soares,Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800005
Resumo: OBJETIVO: verificar a relação entre o desempenho nas diferentes habilidades de consciência fonológica e o grau do desvio fonológico e analisar a interferência do gênero e da idade no desempenho dos sujeitos nas tarefas analisadas. MÉTODOS: foram avaliadas 32 crianças com desvio fonológico, com idades entre 4:1 a 7:8, sendo que 12 eram do sexo feminino e 20 do masculino. Todos os sujeitos foram avaliados utilizando-se a Avaliação Fonológica da Criança proposta por Yavas et al. (1991). O grau de gravidade do desvio foi determinado pelo cálculo do Percentual de Consoantes Corretas, o qual foi utilizado para classificar o desvio fonológico em severo, moderado-severo, médio-moderado e médio. A seguir, foi aplicada a prova de consciência fonológica proposta por Capovilla e Capovilla (1998). RESULTADOS: observou-se que não há diferenças significativas no desempenho da consciência fonológica considerando à variável gênero. Quanto à idade, observaram-se diferenças significativas para as provas de síntese fonêmica, segmentação e transposição silábicas entre os grupos de menores e maiores de seis anos. As tarefas de síntese, manipulação e transposição não diferenciaram os sujeitos nem quanto ao grau do desvio fonológico nem quanto aos domínios silábico e fonêmico. CONCLUSÕES: as crianças maiores apresentaram melhor desempenho nas tarefas de consciência fonológica. As tarefas de segmentação demonstraram uma tendência de diferença entre os graus de gravidade do desvio fonológico a ser investigada em trabalhos futuros.
id CEFAC-1_1543e1c558d2bd8a2c91a4496c3f867e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462009000800005
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológicoTranstornos da ArticulaçãoFalaCriançaOBJETIVO: verificar a relação entre o desempenho nas diferentes habilidades de consciência fonológica e o grau do desvio fonológico e analisar a interferência do gênero e da idade no desempenho dos sujeitos nas tarefas analisadas. MÉTODOS: foram avaliadas 32 crianças com desvio fonológico, com idades entre 4:1 a 7:8, sendo que 12 eram do sexo feminino e 20 do masculino. Todos os sujeitos foram avaliados utilizando-se a Avaliação Fonológica da Criança proposta por Yavas et al. (1991). O grau de gravidade do desvio foi determinado pelo cálculo do Percentual de Consoantes Corretas, o qual foi utilizado para classificar o desvio fonológico em severo, moderado-severo, médio-moderado e médio. A seguir, foi aplicada a prova de consciência fonológica proposta por Capovilla e Capovilla (1998). RESULTADOS: observou-se que não há diferenças significativas no desempenho da consciência fonológica considerando à variável gênero. Quanto à idade, observaram-se diferenças significativas para as provas de síntese fonêmica, segmentação e transposição silábicas entre os grupos de menores e maiores de seis anos. As tarefas de síntese, manipulação e transposição não diferenciaram os sujeitos nem quanto ao grau do desvio fonológico nem quanto aos domínios silábico e fonêmico. CONCLUSÕES: as crianças maiores apresentaram melhor desempenho nas tarefas de consciência fonológica. As tarefas de segmentação demonstraram uma tendência de diferença entre os graus de gravidade do desvio fonológico a ser investigada em trabalhos futuros.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800005Revista CEFAC v.11 n.4 2009reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462009000800005info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Ana Paula Ramos dePagliarin,Karina CarlessoCeron,Marizete IlhaDeuschle,Vanessa PandaKeske-Soares,Márciapor2010-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462009000800005Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-01-21T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
title Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
spellingShingle Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
Souza,Ana Paula Ramos de
Transtornos da Articulação
Fala
Criança
title_short Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
title_full Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
title_fullStr Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
title_full_unstemmed Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
title_sort Desempenho por tarefa em consciência fonológica: gênero, idade e gravidade do desvio fonológico
author Souza,Ana Paula Ramos de
author_facet Souza,Ana Paula Ramos de
Pagliarin,Karina Carlesso
Ceron,Marizete Ilha
Deuschle,Vanessa Panda
Keske-Soares,Márcia
author_role author
author2 Pagliarin,Karina Carlesso
Ceron,Marizete Ilha
Deuschle,Vanessa Panda
Keske-Soares,Márcia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Ana Paula Ramos de
Pagliarin,Karina Carlesso
Ceron,Marizete Ilha
Deuschle,Vanessa Panda
Keske-Soares,Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos da Articulação
Fala
Criança
topic Transtornos da Articulação
Fala
Criança
description OBJETIVO: verificar a relação entre o desempenho nas diferentes habilidades de consciência fonológica e o grau do desvio fonológico e analisar a interferência do gênero e da idade no desempenho dos sujeitos nas tarefas analisadas. MÉTODOS: foram avaliadas 32 crianças com desvio fonológico, com idades entre 4:1 a 7:8, sendo que 12 eram do sexo feminino e 20 do masculino. Todos os sujeitos foram avaliados utilizando-se a Avaliação Fonológica da Criança proposta por Yavas et al. (1991). O grau de gravidade do desvio foi determinado pelo cálculo do Percentual de Consoantes Corretas, o qual foi utilizado para classificar o desvio fonológico em severo, moderado-severo, médio-moderado e médio. A seguir, foi aplicada a prova de consciência fonológica proposta por Capovilla e Capovilla (1998). RESULTADOS: observou-se que não há diferenças significativas no desempenho da consciência fonológica considerando à variável gênero. Quanto à idade, observaram-se diferenças significativas para as provas de síntese fonêmica, segmentação e transposição silábicas entre os grupos de menores e maiores de seis anos. As tarefas de síntese, manipulação e transposição não diferenciaram os sujeitos nem quanto ao grau do desvio fonológico nem quanto aos domínios silábico e fonêmico. CONCLUSÕES: as crianças maiores apresentaram melhor desempenho nas tarefas de consciência fonológica. As tarefas de segmentação demonstraram uma tendência de diferença entre os graus de gravidade do desvio fonológico a ser investigada em trabalhos futuros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462009000800005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.11 n.4 2009
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122574254571520