Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801863 |
Resumo: | RESUMO: Objetivo: verificar o grau de satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual por meio do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life. Métodos: estudo observacional, descritivo e analítico de delineamento transversal do qual participaram indivíduos com idade entre 52 e 96 anos portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral de grau leve a severo, usuários de aparelho auditivo. Todos os participantes responderam o questionário no inicio do processo de adaptação do aparelho de amplificação sonora e após três meses de uso do mesmo. Resultados: não houve diferença significante nos escores do questionário comparando os resultados dos usuários com adaptação unilateral e bilateral tanto para o primeiro momento quanto para o segundo momento de avaliação. Evidenciou-se diferença estatisticamente significante entre os dois momentos para a subescala fatores negativos e para a média da pontuação global, sendo observada maior satisfação no segundo momento. Existem correlações positivas estatisticamente significantes entre os resultados da subescala custos e serviços e média global e entre fatores negativos e média global. Já entre os fatores negativos e a imagem pessoal a correlação observada foi negativa. Conclusão: os resultados da pesquisa evidenciaram que os usuários de aparelho auditivo avaliados mostraram-se satisfeitos com a amplificação após três meses de utilização efetiva. Não houve diferença de satisfação entre adaptação unilateral e bilateral. Existiu correlação estatisticamente significante entre a média global e os resultados da subescala custos e serviços. A aclimatização contribuiu para a satisfação na subescala fatores negativos e para a média global do questionário. |
id |
CEFAC-1_1b5e4b6f36a4969729ae520fbcc459f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462015000801863 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivoSatisfação do PacienteQuestionárioAuxiliares de AudiçãoPerda AuditivaRESUMO: Objetivo: verificar o grau de satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual por meio do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life. Métodos: estudo observacional, descritivo e analítico de delineamento transversal do qual participaram indivíduos com idade entre 52 e 96 anos portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral de grau leve a severo, usuários de aparelho auditivo. Todos os participantes responderam o questionário no inicio do processo de adaptação do aparelho de amplificação sonora e após três meses de uso do mesmo. Resultados: não houve diferença significante nos escores do questionário comparando os resultados dos usuários com adaptação unilateral e bilateral tanto para o primeiro momento quanto para o segundo momento de avaliação. Evidenciou-se diferença estatisticamente significante entre os dois momentos para a subescala fatores negativos e para a média da pontuação global, sendo observada maior satisfação no segundo momento. Existem correlações positivas estatisticamente significantes entre os resultados da subescala custos e serviços e média global e entre fatores negativos e média global. Já entre os fatores negativos e a imagem pessoal a correlação observada foi negativa. Conclusão: os resultados da pesquisa evidenciaram que os usuários de aparelho auditivo avaliados mostraram-se satisfeitos com a amplificação após três meses de utilização efetiva. Não houve diferença de satisfação entre adaptação unilateral e bilateral. Existiu correlação estatisticamente significante entre a média global e os resultados da subescala custos e serviços. A aclimatização contribuiu para a satisfação na subescala fatores negativos e para a média global do questionário.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801863Revista CEFAC v.17 n.6 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620151766115info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Débora Conceição de Oliveira daScharlach,Renata Coelhopor2016-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000801863Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-01-18T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo |
title |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo |
spellingShingle |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo Silva,Débora Conceição de Oliveira da Satisfação do Paciente Questionário Auxiliares de Audição Perda Auditiva |
title_short |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo |
title_full |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo |
title_fullStr |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo |
title_full_unstemmed |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo |
title_sort |
Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo |
author |
Silva,Débora Conceição de Oliveira da |
author_facet |
Silva,Débora Conceição de Oliveira da Scharlach,Renata Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Scharlach,Renata Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Débora Conceição de Oliveira da Scharlach,Renata Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do Paciente Questionário Auxiliares de Audição Perda Auditiva |
topic |
Satisfação do Paciente Questionário Auxiliares de Audição Perda Auditiva |
description |
RESUMO: Objetivo: verificar o grau de satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual por meio do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life. Métodos: estudo observacional, descritivo e analítico de delineamento transversal do qual participaram indivíduos com idade entre 52 e 96 anos portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral de grau leve a severo, usuários de aparelho auditivo. Todos os participantes responderam o questionário no inicio do processo de adaptação do aparelho de amplificação sonora e após três meses de uso do mesmo. Resultados: não houve diferença significante nos escores do questionário comparando os resultados dos usuários com adaptação unilateral e bilateral tanto para o primeiro momento quanto para o segundo momento de avaliação. Evidenciou-se diferença estatisticamente significante entre os dois momentos para a subescala fatores negativos e para a média da pontuação global, sendo observada maior satisfação no segundo momento. Existem correlações positivas estatisticamente significantes entre os resultados da subescala custos e serviços e média global e entre fatores negativos e média global. Já entre os fatores negativos e a imagem pessoal a correlação observada foi negativa. Conclusão: os resultados da pesquisa evidenciaram que os usuários de aparelho auditivo avaliados mostraram-se satisfeitos com a amplificação após três meses de utilização efetiva. Não houve diferença de satisfação entre adaptação unilateral e bilateral. Existiu correlação estatisticamente significante entre a média global e os resultados da subescala custos e serviços. A aclimatização contribuiu para a satisfação na subescala fatores negativos e para a média global do questionário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801863 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-021620151766115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.17 n.6 2015 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122580505133056 |