Influência da escolaridade em habilidades linguístico-cognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cárnio,Maria Silvia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Licas,Blenda Regina Zoccal, Soares,Aparecido José Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100184
Resumo: OBJETIVO: verificar a influência da escolaridade na Consciência Fonêmica e Nomeação Automática Rápida, além da possível correlação entre tais habilidades em escolares do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. MÉTODOS: participaram deste estudo 29 escolares do 3º ano (Grupo 1) e 28 escolares do 4º ano (Grupo 2) do Ensino Fundamental. Os sujeitos foram selecionados por meio de testes padronizados: um de fonologia (Linguagem Oral) e um de leitura, escrita e aritmética (Linguagem Escrita). Para a avaliação da Consciência Fonêmica foi aplicada a segunda parte da prova de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial. A avaliação da Nomeação Automática Rápida foi realizada por meio dos testes de Nomeação Rápida de números, cores, objetos e letras do "Comprehensive Test of Phonological Processing" adaptado para o Português Brasileiro. RESULTADOS: os escolares do Grupo 1 apresentaram desempenho inferior em Consciência Fonêmica quando comparados ao Grupo 2, porém esta diferença não foi significante. A observação do desempenho entre os escolares do Grupo 1 e Grupo 2 em Nomeação Automática Rápida demonstrou que o padrão de tempo e de erros foi semelhante entre os grupos. Houve diferença apenas no tempo de nomeação e na ocorrência de erros na tarefa relacionada aos números. CONCLUSÃO: há influência da escolaridade, ainda que modestamente, em Consciência Fonêmica e Nomeação Automática Rápida, uma vez que escolares do Grupo 2 apresentaram melhores resultados do que Grupo 1, em ambos os testes, contudo sem diferença significante entre os grupos.
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