A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Isis Aline Lourenço de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Massi,Giselle
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100300
Resumo: Este estudo objetiva apresentar um estudo de caso que anuncia o perfil da saúde fonoaudiológica de sujeitos residentes numa Instituição de Longa Permanência para Idosos, de um município da região centro-sul do interior do Paraná, a partir da percepção dos próprios residentes. Trata-se de um relato de caso de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, com 15 idosos. Ao analisar os relatos dos idosos, pode-se afirmar que o ambiente institucional favorece o isolamento. Quanto à saúde vocal, a maior parte dos idosos relatou a não-percepção de alteração na voz, com o envelhecimento. No que se refere aos aspectos auditivos, fica caracterizada a percepção que eles têm das consequências emocionais e sociais em função da perda auditiva que apresentam. A respeito da alimentação, todos mencionam alguma dificuldade vinculada à deglutição. Deste modo, assumindo a relevância de dar voz/vez aos idosos institucionalizados, esse trabalho aponta possibilidades para refletir sobre a construção do cuidado fonoaudiológico voltado a essa população, pautado na necessidade de interação/socialização do idoso institucionalizado, para que as Instituições de Longa Permanência não signifiquem apenas "depósitos de velhos".
id CEFAC-1_279ec6bbc9767ddf7d7dd2c3b71757f4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000100300
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizadoInstituição de Longa Permanência para IdososSaúdeFonoaudiologiaEste estudo objetiva apresentar um estudo de caso que anuncia o perfil da saúde fonoaudiológica de sujeitos residentes numa Instituição de Longa Permanência para Idosos, de um município da região centro-sul do interior do Paraná, a partir da percepção dos próprios residentes. Trata-se de um relato de caso de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, com 15 idosos. Ao analisar os relatos dos idosos, pode-se afirmar que o ambiente institucional favorece o isolamento. Quanto à saúde vocal, a maior parte dos idosos relatou a não-percepção de alteração na voz, com o envelhecimento. No que se refere aos aspectos auditivos, fica caracterizada a percepção que eles têm das consequências emocionais e sociais em função da perda auditiva que apresentam. A respeito da alimentação, todos mencionam alguma dificuldade vinculada à deglutição. Deste modo, assumindo a relevância de dar voz/vez aos idosos institucionalizados, esse trabalho aponta possibilidades para refletir sobre a construção do cuidado fonoaudiológico voltado a essa população, pautado na necessidade de interação/socialização do idoso institucionalizado, para que as Instituições de Longa Permanência não signifiquem apenas "depósitos de velhos". ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-02-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100300Revista CEFAC v.17 n.1 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201519413info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Isis Aline Lourenço deMassi,Gisellepor2015-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000100300Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-03-03T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
title A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
spellingShingle A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
Souza,Isis Aline Lourenço de
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Saúde
Fonoaudiologia
title_short A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
title_full A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
title_fullStr A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
title_full_unstemmed A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
title_sort A saúde fonoaudiológica a partir do discurso do idoso institucionalizado
author Souza,Isis Aline Lourenço de
author_facet Souza,Isis Aline Lourenço de
Massi,Giselle
author_role author
author2 Massi,Giselle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Isis Aline Lourenço de
Massi,Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv Instituição de Longa Permanência para Idosos
Saúde
Fonoaudiologia
topic Instituição de Longa Permanência para Idosos
Saúde
Fonoaudiologia
description Este estudo objetiva apresentar um estudo de caso que anuncia o perfil da saúde fonoaudiológica de sujeitos residentes numa Instituição de Longa Permanência para Idosos, de um município da região centro-sul do interior do Paraná, a partir da percepção dos próprios residentes. Trata-se de um relato de caso de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, com 15 idosos. Ao analisar os relatos dos idosos, pode-se afirmar que o ambiente institucional favorece o isolamento. Quanto à saúde vocal, a maior parte dos idosos relatou a não-percepção de alteração na voz, com o envelhecimento. No que se refere aos aspectos auditivos, fica caracterizada a percepção que eles têm das consequências emocionais e sociais em função da perda auditiva que apresentam. A respeito da alimentação, todos mencionam alguma dificuldade vinculada à deglutição. Deste modo, assumindo a relevância de dar voz/vez aos idosos institucionalizados, esse trabalho aponta possibilidades para refletir sobre a construção do cuidado fonoaudiológico voltado a essa população, pautado na necessidade de interação/socialização do idoso institucionalizado, para que as Instituições de Longa Permanência não signifiquem apenas "depósitos de velhos".
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100300
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201519413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.1 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579689340928