Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Aluísia Guerra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa,Maria Lúcia Gurgel da, Sena,Ester Feijó Correia de, Luz,Lívia Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000100007
Resumo: OBJETIVO: analisar os sentidos discursivos observados na fala de afásicos participantes de um grupo de convivência. MÉTODOS: o estudo foi realizado no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde foi formado o grupo de convivência de afásicos, constituído de seis sujeitos afásicos e cinco não-afásicos. Para o desenvolvimento das atividades do estudo, os encontros foram gravados e posteriormente transcritos, seguindo o sistema padronizado do NURC (Norma Universal de Transcrição), e em seguida realizada a análise. RESULTADOS: através das transcrições, foi possível encontrar os temas comuns e recorrentes ao discurso de afásicos, foram eles: incapacidades; lembranças e conhecimentos; memórias e épocas da vida; família; religião; trabalho e doenças/acidente vascular cerebral. Os temas de maior prevalência e iniciados pelos afásicos foram sobre as incapacidades, doenças e causas do acidente vascular cerebral, principalmente as alterações linguísticas. Verificou-se que o discurso desses sujeitos, independentemente das alterações que apresentaram, está impregnado de sentidos verdadeiros, que se produzem em decorrência da interação social entre os interlocutores, sujeitos ativos nessa troca de informações e constituídos de ideologia e história. CONCLUSÃO: pode-se observar que, mesmo possuindo um discurso reduzido, os afásicos apresentaram comportamentos e tentativas de interação com o outro, estabelecendo processos de significação.
id CEFAC-1_2d9fb9c6ce519f4fac89dd515f0d2f87
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000100007
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivênciaAfasiaFalaLinguagemOBJETIVO: analisar os sentidos discursivos observados na fala de afásicos participantes de um grupo de convivência. MÉTODOS: o estudo foi realizado no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde foi formado o grupo de convivência de afásicos, constituído de seis sujeitos afásicos e cinco não-afásicos. Para o desenvolvimento das atividades do estudo, os encontros foram gravados e posteriormente transcritos, seguindo o sistema padronizado do NURC (Norma Universal de Transcrição), e em seguida realizada a análise. RESULTADOS: através das transcrições, foi possível encontrar os temas comuns e recorrentes ao discurso de afásicos, foram eles: incapacidades; lembranças e conhecimentos; memórias e épocas da vida; família; religião; trabalho e doenças/acidente vascular cerebral. Os temas de maior prevalência e iniciados pelos afásicos foram sobre as incapacidades, doenças e causas do acidente vascular cerebral, principalmente as alterações linguísticas. Verificou-se que o discurso desses sujeitos, independentemente das alterações que apresentaram, está impregnado de sentidos verdadeiros, que se produzem em decorrência da interação social entre os interlocutores, sujeitos ativos nessa troca de informações e constituídos de ideologia e história. CONCLUSÃO: pode-se observar que, mesmo possuindo um discurso reduzido, os afásicos apresentaram comportamentos e tentativas de interação com o outro, estabelecendo processos de significação.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000100007Revista CEFAC v.12 n.1 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462009005000050info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Aluísia GuerraCosta,Maria Lúcia Gurgel daSena,Ester Feijó Correia deLuz,Lívia Maria da Silvapor2010-03-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000100007Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-03-26T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
title Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
spellingShingle Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
Albuquerque,Aluísia Guerra
Afasia
Fala
Linguagem
title_short Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
title_full Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
title_fullStr Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
title_full_unstemmed Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
title_sort Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência
author Albuquerque,Aluísia Guerra
author_facet Albuquerque,Aluísia Guerra
Costa,Maria Lúcia Gurgel da
Sena,Ester Feijó Correia de
Luz,Lívia Maria da Silva
author_role author
author2 Costa,Maria Lúcia Gurgel da
Sena,Ester Feijó Correia de
Luz,Lívia Maria da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Aluísia Guerra
Costa,Maria Lúcia Gurgel da
Sena,Ester Feijó Correia de
Luz,Lívia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Afasia
Fala
Linguagem
topic Afasia
Fala
Linguagem
description OBJETIVO: analisar os sentidos discursivos observados na fala de afásicos participantes de um grupo de convivência. MÉTODOS: o estudo foi realizado no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde foi formado o grupo de convivência de afásicos, constituído de seis sujeitos afásicos e cinco não-afásicos. Para o desenvolvimento das atividades do estudo, os encontros foram gravados e posteriormente transcritos, seguindo o sistema padronizado do NURC (Norma Universal de Transcrição), e em seguida realizada a análise. RESULTADOS: através das transcrições, foi possível encontrar os temas comuns e recorrentes ao discurso de afásicos, foram eles: incapacidades; lembranças e conhecimentos; memórias e épocas da vida; família; religião; trabalho e doenças/acidente vascular cerebral. Os temas de maior prevalência e iniciados pelos afásicos foram sobre as incapacidades, doenças e causas do acidente vascular cerebral, principalmente as alterações linguísticas. Verificou-se que o discurso desses sujeitos, independentemente das alterações que apresentaram, está impregnado de sentidos verdadeiros, que se produzem em decorrência da interação social entre os interlocutores, sujeitos ativos nessa troca de informações e constituídos de ideologia e história. CONCLUSÃO: pode-se observar que, mesmo possuindo um discurso reduzido, os afásicos apresentaram comportamentos e tentativas de interação com o outro, estabelecendo processos de significação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462009005000050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.1 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122574632058880