Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600012 |
Resumo: | OBJETIVO: investigar os efeitos dos níveis de pressão sonora elevados em sala de aula e das alterações imitanciométricas sobre as habilidades auditivas de crianças em fase inicial de letramento. MÉTODOS: estudo quantitativo e exploratório. Medições acústicas por meio de dosímetro; inspeção visual do conduto auditivo externo; audiometria tonal e vocal; imitanciometria. Os resultados das mensurações acústicas realizadas por meio de dosímetro em quatro escolas de Santa Maria - RS, dividiu a amostra de 87 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental, na faixa etária de oito a dez anos em dois grupos - Grupo 1 / não expostos e Grupo 2 / expostos a níveis maiores que 80dB(A). A amostra também foi separada em 38 crianças sem alterações imitanciométricas e 49 com alterações, avaliadas em suas habilidades auditivas pelo teste dicótico de Dissílabos Alternados - SSW. RESULTADOS: o G1 apresentou melhores resultados na DC e EC em ambas às condições imitanciométricas, sem evidenciar diferença estatística. Foi constatada maior quantidade de acertos para a OE; a média do total de acertos evidenciou desempenhos semelhantes entre os grupos; o G1 apresentou melhores resultados na decodificação fonêmica, porém piores resultados nos subperfis codificação e organização. CONCLUSÕES: o presente estudo demonstrou que níveis de pressão sonora elevados em sala de aula não interferem nas habilidades auditivas testadas por meio do SSW, de crianças em processo de aprendizagem. |
id |
CEFAC-1_2edf25d8b4e4b23d0ae132c1ab1e9f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462013000600012 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamentalAudiçãoRuídoSaúde EscolarOBJETIVO: investigar os efeitos dos níveis de pressão sonora elevados em sala de aula e das alterações imitanciométricas sobre as habilidades auditivas de crianças em fase inicial de letramento. MÉTODOS: estudo quantitativo e exploratório. Medições acústicas por meio de dosímetro; inspeção visual do conduto auditivo externo; audiometria tonal e vocal; imitanciometria. Os resultados das mensurações acústicas realizadas por meio de dosímetro em quatro escolas de Santa Maria - RS, dividiu a amostra de 87 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental, na faixa etária de oito a dez anos em dois grupos - Grupo 1 / não expostos e Grupo 2 / expostos a níveis maiores que 80dB(A). A amostra também foi separada em 38 crianças sem alterações imitanciométricas e 49 com alterações, avaliadas em suas habilidades auditivas pelo teste dicótico de Dissílabos Alternados - SSW. RESULTADOS: o G1 apresentou melhores resultados na DC e EC em ambas às condições imitanciométricas, sem evidenciar diferença estatística. Foi constatada maior quantidade de acertos para a OE; a média do total de acertos evidenciou desempenhos semelhantes entre os grupos; o G1 apresentou melhores resultados na decodificação fonêmica, porém piores resultados nos subperfis codificação e organização. CONCLUSÕES: o presente estudo demonstrou que níveis de pressão sonora elevados em sala de aula não interferem nas habilidades auditivas testadas por meio do SSW, de crianças em processo de aprendizagem.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600012Revista CEFAC v.15 n.6 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462013000600012info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Juliana Feitosa dosSeligman,LilianSouza,Ana Paula Ramos deRossi,Ângela Garciapor2014-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000600012Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2014-01-24T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental |
title |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental Santos,Juliana Feitosa dos Audição Ruído Saúde Escolar |
title_short |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental |
title_full |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental |
author |
Santos,Juliana Feitosa dos |
author_facet |
Santos,Juliana Feitosa dos Seligman,Lilian Souza,Ana Paula Ramos de Rossi,Ângela Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Seligman,Lilian Souza,Ana Paula Ramos de Rossi,Ângela Garcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Juliana Feitosa dos Seligman,Lilian Souza,Ana Paula Ramos de Rossi,Ângela Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audição Ruído Saúde Escolar |
topic |
Audição Ruído Saúde Escolar |
description |
OBJETIVO: investigar os efeitos dos níveis de pressão sonora elevados em sala de aula e das alterações imitanciométricas sobre as habilidades auditivas de crianças em fase inicial de letramento. MÉTODOS: estudo quantitativo e exploratório. Medições acústicas por meio de dosímetro; inspeção visual do conduto auditivo externo; audiometria tonal e vocal; imitanciometria. Os resultados das mensurações acústicas realizadas por meio de dosímetro em quatro escolas de Santa Maria - RS, dividiu a amostra de 87 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental, na faixa etária de oito a dez anos em dois grupos - Grupo 1 / não expostos e Grupo 2 / expostos a níveis maiores que 80dB(A). A amostra também foi separada em 38 crianças sem alterações imitanciométricas e 49 com alterações, avaliadas em suas habilidades auditivas pelo teste dicótico de Dissílabos Alternados - SSW. RESULTADOS: o G1 apresentou melhores resultados na DC e EC em ambas às condições imitanciométricas, sem evidenciar diferença estatística. Foi constatada maior quantidade de acertos para a OE; a média do total de acertos evidenciou desempenhos semelhantes entre os grupos; o G1 apresentou melhores resultados na decodificação fonêmica, porém piores resultados nos subperfis codificação e organização. CONCLUSÕES: o presente estudo demonstrou que níveis de pressão sonora elevados em sala de aula não interferem nas habilidades auditivas testadas por meio do SSW, de crianças em processo de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462013000600012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.15 n.6 2013 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122578417418240 |