Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Rudi Facco
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rossi,Angela Garcia, Pranke,Gabriel Ivan, Lemos,Luiz Fernando Cuozzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300004
Resumo: OBJETIVO: avaliar a relação entre o gênero e o nível de desenvolvimento dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio postural em crianças de seis a dez anos de idade. MÉTODO: composto por 282 crianças, divididas em três grupos:geral (meninas e meninos), feminino com 146 crianças, e masculino composto por 136 crianças na faixa etária entre os seis e os dez anos de idade. Para avaliação do equilíbrio postural utilizou-se a posturografia dinâmica foam-laser que avalia os sistemas sensoriais por meio de seis testes distintos. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e a testes conforme a normalidade dos dados. RESULTADOS: nos Testes de Organização Sensorial, pode-se observar que os valores encontrados para as meninas foram maiores que os valores encontrados para meninos nas variáveis Teste de Organização Sensorial I e na Média destes. Porém, esses valores para os grupos de meninos e meninas foram inferiores aos valores de referência da Foam-Laser Posturography para adultos. Quando foi realizada a comparação entre os gêneros dentro de cada faixa etária, foram observadas diferenças estatisticamente significantes no Teste de Organização Sensorial I aos oito anos de idade, no Teste de Organização Sensorial V aos nove anos e no Teste de Organização Sensorial VI e na Média dos Testes de Organização Sensorial aos oito anos. CONCLUSÃO: o equilíbrio postural de meninas foi melhor que nos meninos, mas ambos os grupos tiveram valores inferiores aos considerados normais em adultos indicando que a maturação neuronal dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio postural ainda não está completa.
id CEFAC-1_2f8bf5b99f93d0b651e6c5a0cce18ee0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462013000300004
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolarIdentidade de GêneroEquilíbrio PosturalCriançasSensaçãoOBJETIVO: avaliar a relação entre o gênero e o nível de desenvolvimento dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio postural em crianças de seis a dez anos de idade. MÉTODO: composto por 282 crianças, divididas em três grupos:geral (meninas e meninos), feminino com 146 crianças, e masculino composto por 136 crianças na faixa etária entre os seis e os dez anos de idade. Para avaliação do equilíbrio postural utilizou-se a posturografia dinâmica foam-laser que avalia os sistemas sensoriais por meio de seis testes distintos. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e a testes conforme a normalidade dos dados. RESULTADOS: nos Testes de Organização Sensorial, pode-se observar que os valores encontrados para as meninas foram maiores que os valores encontrados para meninos nas variáveis Teste de Organização Sensorial I e na Média destes. Porém, esses valores para os grupos de meninos e meninas foram inferiores aos valores de referência da Foam-Laser Posturography para adultos. Quando foi realizada a comparação entre os gêneros dentro de cada faixa etária, foram observadas diferenças estatisticamente significantes no Teste de Organização Sensorial I aos oito anos de idade, no Teste de Organização Sensorial V aos nove anos e no Teste de Organização Sensorial VI e na Média dos Testes de Organização Sensorial aos oito anos. CONCLUSÃO: o equilíbrio postural de meninas foi melhor que nos meninos, mas ambos os grupos tiveram valores inferiores aos considerados normais em adultos indicando que a maturação neuronal dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio postural ainda não está completa.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300004Revista CEFAC v.15 n.3 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462012005000070info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Rudi FaccoRossi,Angela GarciaPranke,Gabriel IvanLemos,Luiz Fernando Cuozzopor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000300004Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2013-07-16T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
title Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
spellingShingle Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
Alves,Rudi Facco
Identidade de Gênero
Equilíbrio Postural
Crianças
Sensação
title_short Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
title_full Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
title_fullStr Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
title_full_unstemmed Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
title_sort Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar
author Alves,Rudi Facco
author_facet Alves,Rudi Facco
Rossi,Angela Garcia
Pranke,Gabriel Ivan
Lemos,Luiz Fernando Cuozzo
author_role author
author2 Rossi,Angela Garcia
Pranke,Gabriel Ivan
Lemos,Luiz Fernando Cuozzo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Rudi Facco
Rossi,Angela Garcia
Pranke,Gabriel Ivan
Lemos,Luiz Fernando Cuozzo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de Gênero
Equilíbrio Postural
Crianças
Sensação
topic Identidade de Gênero
Equilíbrio Postural
Crianças
Sensação
description OBJETIVO: avaliar a relação entre o gênero e o nível de desenvolvimento dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio postural em crianças de seis a dez anos de idade. MÉTODO: composto por 282 crianças, divididas em três grupos:geral (meninas e meninos), feminino com 146 crianças, e masculino composto por 136 crianças na faixa etária entre os seis e os dez anos de idade. Para avaliação do equilíbrio postural utilizou-se a posturografia dinâmica foam-laser que avalia os sistemas sensoriais por meio de seis testes distintos. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e a testes conforme a normalidade dos dados. RESULTADOS: nos Testes de Organização Sensorial, pode-se observar que os valores encontrados para as meninas foram maiores que os valores encontrados para meninos nas variáveis Teste de Organização Sensorial I e na Média destes. Porém, esses valores para os grupos de meninos e meninas foram inferiores aos valores de referência da Foam-Laser Posturography para adultos. Quando foi realizada a comparação entre os gêneros dentro de cada faixa etária, foram observadas diferenças estatisticamente significantes no Teste de Organização Sensorial I aos oito anos de idade, no Teste de Organização Sensorial V aos nove anos e no Teste de Organização Sensorial VI e na Média dos Testes de Organização Sensorial aos oito anos. CONCLUSÃO: o equilíbrio postural de meninas foi melhor que nos meninos, mas ambos os grupos tiveram valores inferiores aos considerados normais em adultos indicando que a maturação neuronal dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio postural ainda não está completa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462012005000070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.15 n.3 2013
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122578001133568