Educação física e dislexia: possíveis convergências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Daniela Bento
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marco,Ademir De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601997
Resumo: A dislexia de desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem da linguagem, em áreas como a leitura, soletração, escrita, expressão, matemática, corporal e social. Na literatura consultada constam pesquisas que relacionam a área da Educação Física com este transtorno, tanto em âmbito nacional como internacional, embora não seja explicitada a relevância destes estudos. Esta investigação consistiu numa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, priorizando a busca por obras publicadas que exploraram a aproximação entre assuntos relacionados à Educação Física e à dislexia. Pelos dados obtidos foi possível inferir que a pesquisa relacionada com essas áreas é uma possibilidade já considerada pela literatura, embora ainda de maneira escassa. As pesquisas encontradas demonstram que há na literatura articulação entre os temas investigados, embora ainda existam poucas inferências sobre a área específica da Educação Física. No entanto, se coloca em pauta a discussão sobre as possíveis contribuições da ação deste profissional, pois o movimento constitui recurso para a intervenção nos quadros de dislexia.
id CEFAC-1_326940dd8899b63e5c0cd9b8bc08a629
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000601997
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Educação física e dislexia: possíveis convergênciasDislexiaEducação Física e TreinamentoDeficiências do DesenvolvimentoA dislexia de desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem da linguagem, em áreas como a leitura, soletração, escrita, expressão, matemática, corporal e social. Na literatura consultada constam pesquisas que relacionam a área da Educação Física com este transtorno, tanto em âmbito nacional como internacional, embora não seja explicitada a relevância destes estudos. Esta investigação consistiu numa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, priorizando a busca por obras publicadas que exploraram a aproximação entre assuntos relacionados à Educação Física e à dislexia. Pelos dados obtidos foi possível inferir que a pesquisa relacionada com essas áreas é uma possibilidade já considerada pela literatura, embora ainda de maneira escassa. As pesquisas encontradas demonstram que há na literatura articulação entre os temas investigados, embora ainda existam poucas inferências sobre a área específica da Educação Física. No entanto, se coloca em pauta a discussão sobre as possíveis contribuições da ação deste profissional, pois o movimento constitui recurso para a intervenção nos quadros de dislexia.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601997Revista CEFAC v.16 n.6 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201413813info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Daniela BentoMarco,Ademir Depor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000601997Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-01-22T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e dislexia: possíveis convergências
title Educação física e dislexia: possíveis convergências
spellingShingle Educação física e dislexia: possíveis convergências
Soares,Daniela Bento
Dislexia
Educação Física e Treinamento
Deficiências do Desenvolvimento
title_short Educação física e dislexia: possíveis convergências
title_full Educação física e dislexia: possíveis convergências
title_fullStr Educação física e dislexia: possíveis convergências
title_full_unstemmed Educação física e dislexia: possíveis convergências
title_sort Educação física e dislexia: possíveis convergências
author Soares,Daniela Bento
author_facet Soares,Daniela Bento
Marco,Ademir De
author_role author
author2 Marco,Ademir De
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Daniela Bento
Marco,Ademir De
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Educação Física e Treinamento
Deficiências do Desenvolvimento
topic Dislexia
Educação Física e Treinamento
Deficiências do Desenvolvimento
description A dislexia de desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem da linguagem, em áreas como a leitura, soletração, escrita, expressão, matemática, corporal e social. Na literatura consultada constam pesquisas que relacionam a área da Educação Física com este transtorno, tanto em âmbito nacional como internacional, embora não seja explicitada a relevância destes estudos. Esta investigação consistiu numa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, priorizando a busca por obras publicadas que exploraram a aproximação entre assuntos relacionados à Educação Física e à dislexia. Pelos dados obtidos foi possível inferir que a pesquisa relacionada com essas áreas é uma possibilidade já considerada pela literatura, embora ainda de maneira escassa. As pesquisas encontradas demonstram que há na literatura articulação entre os temas investigados, embora ainda existam poucas inferências sobre a área específica da Educação Física. No entanto, se coloca em pauta a discussão sobre as possíveis contribuições da ação deste profissional, pois o movimento constitui recurso para a intervenção nos quadros de dislexia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601997
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201413813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.6 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579625377792