Requisitos para utilização de cybertutor com agentes comunitarios de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daza,María Paz Moya
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Berretin-Felix,Giédre, Machado,Maria Aparecida Miranda de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000200573
Resumo: Objetivo verificar e caracterizar os requisitos para efetiva participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em ambientes virtuais de aprendizagem, utilizando o tema “amamentação”;. Métodos participaram do estudo 49 ACS do município de Monte Negro-RO; após 45 dias, durante os quais o processo foi monitorado, ocorreu uma videoconferência para coletar depoimentos sobre o acesso e conteúdo. Foi utilizada a Análise do Discurso do Sujeito Coletivo para identificar dificuldades/facilidades/sugestões/proposições dos participantes, considerando três categorias: (a) Desejo de adquirir conhecimentos; (b) Consecução do estudo e (c) Avaliação da formação do profissional e do conteúdo. Resultados oito ACS (15,69%) acessaram o cybertutor em tempo hábil; destes 100% cursou o módulo introdutório completo; 62,5% os módulos 2 e 3; 37,5% os módulos de 4 à 8. Para a Categoria (a) oito ACS relataram que estiveram motivados no uso do cybertutor, visto ser um meio para reforçar e adquirir novos conhecimentos. Quanto à Categoria (b), as maiores dificuldades descritas foram a falta de conhecimento da informática, de recursos materiais e financeiros, além de tempo disponível. Na Categoria (c) referiram ter obtido novos conhecimentos que puderam levar para a população imediatamente e o desejo de ter outras experiências semelhantes. Conclusão os requisitos necessários para ministrar cursos a distância aos ACS implicam a viabilização de recursos pelos gestores locais, conhecimentos prévios de informática básica, acesso à Internet, computadores disponíveis em locais apropriados, assim como outros aspectos como disponibilizar tempo em horário de trabalho e/ou extra, e temas desafiadores para efetivar a educação continuada à distância.
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