Fonoaudiologia como opção de carreira universitária: estudo exploratórioSpeech Language Pathology and Audiology as a higher education option: exploratory study
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300974 |
Resumo: | Objetivo identificar junto aos alunos dos Cursos de Fonoaudiologia: fatores que levaram a esta escolha de carreira e informações que gostariam de ter recebido sobre esta profissão antes do exame vestibular. Métodos estudo exploratório, descritivo, transversal. Discentes dos cursos de graduação em Fonoaudiologia oferecidos pela Universidade de São Paulo nos campi de Bauru, São Paulo e Ribeirão Preto e egressos do campus de Bauru foram convidados a preencher anonimamente, um questionário online composto por 10 questões a respeito de suas opções de carreira universitária e sobre as fontes e suficiência de informação a respeito da profissão Fonoaudiologia quando da inscrição no exame vestibular. Resultados responderam ao questionário 201 sujeitos (144 graduandos e 57 egressos). A Fonoaudiologia foi a primeira opção de carreira para 119 (59,2%) dos participantes. O interesse pela profissão foi o motivador de escolha para 42% dos participantes e o status da universidade, a relação candidato/vaga e a influencia de familiares, dentre outros, para 58% dos respondentes. Os guias de profissões foram as principais fontes de informação sobre a carreira. Cerca de 80% dos sujeitos não estavam satisfeitos com as informações que receberam antes do vestibular, a maioria indicando que gostariam de saber mais sobre o campo de atuação do fonoaudiólogo. Conclusão fatores não relacionados à afinidade ou pendor pela profissão levam à opção pela carreira Fonoaudiologia para a maioria dos participantes. Há necessidade de intensificar a veiculação de informações sobre a profissão, sobretudo o seu campo de atuação para candidatos ao exame vestibular. |
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Fonoaudiologia como opção de carreira universitária: estudo exploratórioSpeech Language Pathology and Audiology as a higher education option: exploratory studyEscolha da ProfissãoEducação SuperiorFonoaudiologia Objetivo identificar junto aos alunos dos Cursos de Fonoaudiologia: fatores que levaram a esta escolha de carreira e informações que gostariam de ter recebido sobre esta profissão antes do exame vestibular. Métodos estudo exploratório, descritivo, transversal. Discentes dos cursos de graduação em Fonoaudiologia oferecidos pela Universidade de São Paulo nos campi de Bauru, São Paulo e Ribeirão Preto e egressos do campus de Bauru foram convidados a preencher anonimamente, um questionário online composto por 10 questões a respeito de suas opções de carreira universitária e sobre as fontes e suficiência de informação a respeito da profissão Fonoaudiologia quando da inscrição no exame vestibular. Resultados responderam ao questionário 201 sujeitos (144 graduandos e 57 egressos). A Fonoaudiologia foi a primeira opção de carreira para 119 (59,2%) dos participantes. O interesse pela profissão foi o motivador de escolha para 42% dos participantes e o status da universidade, a relação candidato/vaga e a influencia de familiares, dentre outros, para 58% dos respondentes. Os guias de profissões foram as principais fontes de informação sobre a carreira. Cerca de 80% dos sujeitos não estavam satisfeitos com as informações que receberam antes do vestibular, a maioria indicando que gostariam de saber mais sobre o campo de atuação do fonoaudiólogo. Conclusão fatores não relacionados à afinidade ou pendor pela profissão levam à opção pela carreira Fonoaudiologia para a maioria dos participantes. Há necessidade de intensificar a veiculação de informações sobre a profissão, sobretudo o seu campo de atuação para candidatos ao exame vestibular. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300974Revista CEFAC v.16 n.3 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201426212info:eu-repo/semantics/openAccessGuigen,Amanda PerantoniZabeu,Julia SperanzaFreire,ThaisCampos,Patricia DominguezFelix,Giédre BerretinFerrari,Deborah Vivianepor2014-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000300974Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2014-08-07T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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