A influência da oculomotricidade e do reflexo-vestíbulo-ocular na leitura e escrita
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601791 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar se alterações na oculomotricidade e no reflexo vestíbulo-ocular estão relacionados com a dificuldade de leitura e escrita. MÉTODOS : foram selecionados 18 sujeitos de ambos os gêneros, faixa etária entre nove e 14 anos de idade, com audição e acuidade visual estática dentro dos padrões de normalidade, sendo um grupo de 11 sujeitos com dificuldade de leitura e escrita e outro grupo controle composto por sete sujeitos sem a dificuldade. Os exames realizados foram avaliações da linguagem escrita, acuidade visual estática, acuidade visual dinâmica, audiológica e oculomotricidade. RESULTADOS : a acuidade visual estática, calibração, nistagmo espontâneo e semi - espontâneo apresentaram-se dentro da normalidade em toda população estudada. As provas de acuidade visual dinâmica e movimento sacádico apresentaram diferença estatisticamente significante (p<0,05) entre os grupos estudados, enquanto o movimento de rastreio apresentou alterações em ambos os grupos, não ocorrendo diferença estatística. CONCLUSÃO: alterações na oculomotricidade, assim como mal desempenho do reflexo vestíbulo-ocular mostrado na acuidade visual dinâmica podem estar interferindo na dificuldade do desenvolvimento da leitura e escrita. |
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OBJETIVO: verificar se alterações na oculomotricidade e no reflexo vestíbulo-ocular estão relacionados com a dificuldade de leitura e escrita. MÉTODOS : foram selecionados 18 sujeitos de ambos os gêneros, faixa etária entre nove e 14 anos de idade, com audição e acuidade visual estática dentro dos padrões de normalidade, sendo um grupo de 11 sujeitos com dificuldade de leitura e escrita e outro grupo controle composto por sete sujeitos sem a dificuldade. Os exames realizados foram avaliações da linguagem escrita, acuidade visual estática, acuidade visual dinâmica, audiológica e oculomotricidade. RESULTADOS : a acuidade visual estática, calibração, nistagmo espontâneo e semi - espontâneo apresentaram-se dentro da normalidade em toda população estudada. As provas de acuidade visual dinâmica e movimento sacádico apresentaram diferença estatisticamente significante (p<0,05) entre os grupos estudados, enquanto o movimento de rastreio apresentou alterações em ambos os grupos, não ocorrendo diferença estatística. CONCLUSÃO: alterações na oculomotricidade, assim como mal desempenho do reflexo vestíbulo-ocular mostrado na acuidade visual dinâmica podem estar interferindo na dificuldade do desenvolvimento da leitura e escrita. |
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